menu
Logo TecMundo
Segurança

Mirai II está se espalhando e já infectou mais de 100 mil gadgets IoT

Novas variantes podem aparecer ao longo dos próximos meses, principalmente porque os dispositivos IoT ainda não possuem uma segurança apropriada

Avatar do(a) autor(a): Felipe Payão

schedule30/11/2017, às 11:22

Mirai II está se espalhando e já infectou mais de 100 mil gadgets IoTFonte:

Imagem de Mirai II está se espalhando e já infectou mais de 100 mil gadgets IoT no tecmundo

Ano passado, o Mirai foi o primeiro malware que teve como alvo dispositivos IoT (Internet das Coisas) e se espalhou de maneira rápida — rendendo ao botnet o título de maior ataque hacker do ano. Agora, uma nova variante do Mirai está agindo, e já infectou mais de 100 mil gadgets em poucos dias.

No caso, o Mirai e sua variante focam em câmeras de vigilância, roteadores, alarmes e quaisquer sistemas de gadgets "pequenos" com conexão à internet. Pesquisadores chineses do Netlab 360 que identificaram a nova variante, que alcançou 100 mil gadgets em 60 horas.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Novas variantes podem aparecer ao longo dos próximos meses, principalmente porque os dispositivos IoT ainda não possuem uma segurança apropriada

Até o momento, as informações indicam que o "Mirai II" afetou dispositivos presentes na Argentina. Isso significa que os atacantes por trás do malware podem ter como alvo clientes de servidoras de serviço ou operadoras específicas, como nota o Ars Technica.

Como o malware Mirai funciona: ele realiza ataques de DDoS por meio de dispositivos que utilizam Internet das Coisas. Dispositivos infestados passam a fazer uma varredura contínua da internet em busca de outros IPs de aparelhos com IoT que estejam vulneráveis para controlá-los.

A variante, segundo a fonte, já foi contida. Contudo, os pesquisadores esperam que novas variantes apareçam ao longo dos próximos meses, principalmente porque os dispositivos IoT ainda não possuem uma segurança apropriada.