O seu smartphone está realmente protegido contra golpes? E você?

2 min de leitura
Imagem de: O seu smartphone está realmente protegido contra golpes? E você?
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Se você não tem muito conhecimento sobre a quantidade de golpes e malwares que rondam a sua atividade na internet, é preciso ficar ligado. Principalmente quando falamos sobre navegação na internet. Hoje, mais de 92% das casas no Brasil se conectam via dispositivos móveis — e podemos garantir: está ficando mais fácil cair em golpes por meio de smartphones.

A FS, empresa voltada para soluções para operadoras e varejistas, pensou nesta questão e está divulgando uma nova plataforma de segurança chamada HERO. "Muitas pessoas não fazem isso por parecer complicado e é por isso que criamos a plataforma, para que ela pense pelos usuários”, explicou Cristina Famano, CMO da FS para o Brasil e América Latina. “Nosso foco é ir além do conceito de antivírus para algo maior, o peace of mind. As pessoas só se sentem tranquilas quando estão 100% seguras e é isso que buscamos”, completou.

Manter tudo atualizado é importante, já que quando as empresas detectam essas falhas, elas logo corrigem e enviam as atualizações

O HERO é uma plataforma de segurança digital que possui uma série de funcionalidades para proteção de dados, armazenamento na nuvem, assistência ao cliente e controle parental. Os aplicativos HERO rodam em sistemas operacionais Android, iOS e Windows.

Para divulgar a nova plataforma, a FS ainda divulgou algumas dicas para navegar de maneira segura:

Cuidado onde clica

Aplicativos de mensagens, e-mails e redes sociais estão sempre cheios de links suspeitos. Muitos golpes utilizam endereços encurtados ou mensagens de promoções para enganar os usuários e conseguir dados pessoais ou financeiros. A técnica conhecida como phishing pode trazer muitos problemas no futuro, deixando vulnerável até mesmo o cartão de crédito. A dica é: nunca clique em nada suspeito. Mesmo que alguém de confiança te mande um link pelo WhatsApp se certifique primeiro de que ele é seguro, já que o celular da pessoa pode estar infectado e a mensagem enviada sem que ele saiba.

Wi-Fi público

Hoje em dia é comum que estabelecimentos comerciais, praças e ônibus disponibilizam internet gratuitamente. Porém, algumas redes de Wi-Fi públicas podem esconder alguns perigos. Redes sem fio utilizam protocolos de segurança (WEP, WPA e WPA2) para que apenas máquinas autenticadas consigam se conectar a elas. Porém, quando a rede é aberta, estes recursos não existem e todo mundo e pessoas más intencionadas podem invadir aparelhos mais frágeis. Por isso é muito importante ter aplicativos que protegem senhas, informações e arquivos pessoais. Só assim é possível se proteger e evitar ser espionado e roubado.

Atualização

Muitos malwares se utilizam de brechas e erros dos aplicativos para invadir o celular. E é por isso que manter tudo atualizado é importante, já que quando as empresas detectam essas falhas, elas logo corrigem e enviam as atualizações para continuar mantendo os dispositivos protegidos.

Antivírus

Todo mundo está acostumado a ter um programa de antivírus no computador, mas poucos se atentam a importância de também tê-lo no celular. Estes programas funcionam como uma recepcionista, fiscalizando tudo que entra e sai do celular e avisando qualquer sinal de perigo.

Aplicativos

Hoje em dia existe uma gama de aplicativos para diversão, mobilidade, saúde, entre outros. Porém, muitos destes serviços não são seguros e podem ser a porta de entrada para possíveis invasões. Por isso, é preciso sempre se certificar da proveniência do que deseja baixar e ter sempre algum aplicativo de proteção que auxilie nessa triagem.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.