Android permitirá esconder da sua operadora seu histórico de navegação

1 min de leitura
Imagem de: Android permitirá esconder da sua operadora seu histórico de navegação
Imagem: gigjets

De acordo com informações do XDA Developers obtidas no site do Android Open Source Project, a Google estaria trabalhando na inclusão do recurso “DNS via TLS” no sistema operacional do Robô. Em português, isso quer dizer que os usuários do Android poderiam esconder completamente das suas operadoras (de celular ou internet fixa) o histórico de navegação de seus smartphones.

Isso garantiria mais privacidade e impediria que as operadoras guardassem uma grande quantidade de dados a respeito do usuário para possivelmente enviar propaganda direcionada ou usar isso para outros fins. O recurso também diminui a possibilidade de o usuário cair em golpes de phishing por meio de DNS falsos.

DNS?

Caso você ainda não saiba o que significa DNS, trata-se do Domain Name System, um recurso oferecido na internet para traduzir as URLs que você digita na barra de endereço do seu navegador em endereços numéricos IP que podem ser localizados na web pelos servidores. Atualmente, quando você digita uma URL no estilo “tecmundo.com.br”, sua operadora registra automaticamente o pedido de tradução enviado ao DNS, bem como o redirecionamento IP numérico que seu navegador recebe para, enfim, acessar o conteúdo do nosso site.

O nível de criptografia do TLS é basicamente o mesmo do HTTPS

Só quando você entra em um site que tenha protocolo HTTPS é que sua operadora deixa de rastrear o que você faz. Com o TLS, ou Transport Layer Security, o processo de comunicação inicial entre seu browser e o servidor de DNS fica completamente oculto para a operadora, o que garante mais privacidade ao usuário. O nível de criptografia do TLS é basicamente o mesmo do HTTPS e, por isso, você não precisa se preocupar com a possibilidade de a operadora inventar algum recurso para conseguir lhe rastrear mesmo assim.

Contudo, o servidor de DNS que você usa precisa ser compatível com o TLS (parece que o DNS do Google é um dos poucos com o recurso no momento) para que a criptografia funcione. No Android, espera-se que o recurso TLS seja inserido nas opções de desenvolvedor, podendo ser ativado ou desativado, mas só deve chegar a partir da versão 8.1 do sistema.

É importante ressaltar também que, ao passo que o TLS aumenta significativamente a privacidade do usuário, ele não garante que a pessoa esteja completamente segura na rede. Para alcançar isso, é necessário utilizar uma VPN.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.