O que é Exploit?

2 min de leitura
Imagem de: O que é Exploit?

Você pode manter seu vocabulário de acordo com todos os termos de informática, mas uma pequena falha pode ser a porta de entrada de um problema bem maior. Aproveitando que o assunto são falhas, portas abertas e problemas, você saberia dizer o que é um Exploit? Conhecer melhor seu significado certamente vai lhe ajudar a estar mais inteirado da segurança do seu computador.

Invasores à Vista!

Imagine que certo prédio é muito bem guardado e impede a entrada de qualquer suspeito. Um espião disfarçado de entregador consegue penetrá-lo com uma identidade falsa e, uma vez no lado de dentro, trata de desligar a energia geral para provocar uma grande distração. Aproveitando-se da desestrutura em todos os sistemas de segurança, os inimigos aproveitam a brecha para se infiltrar e invadir a construção. O nome deste espião é agente Exploit!

Uma arma da pirataria.

É claro que se trata de uma história ilustrativa, mas analogamente é isto que um Exploit faz. Aproveitando-se de uma brecha na segurança, ele entra em seu computador interpretado como dados inofensivos. Então estes dados provocam a instabilidade do sistema para diminuir temporariamente sua segurança. Finalmente o Exploit passa a executar ordens em seu sistema para roubar informações, invadir acessos bloqueados ou enviar um vírus.

Por definição, Exploit é qualquer programa, comando ou seqüência de dados que se aproveite da vulnerabilidade de um sistema para invadi-lo. Por vezes têm o intuito de prever as falhas do sistema, mas na maior parte dos casos seu objetivo é muito menos nobre.

Diferentes Tipos

O exemplo do espião é um dos métodos mais perigosos de infectar sua máquina com vírus e programas maliciosos. Ao contrário de outros meios contágio, um Exploit não precisa que o usuário clique em um determinado link ou execute algum arquivo. Desta maneira eles se tornam armas temíveis nas mãos dos hackers.

Também são chamados Exploits os comandos utilizados para burlar o uso limitado de softwares, neste caso conhecidos ainda como cracks. Um cracker é quem desenvolve estes furos nos programas, quase toda a pirataria se utiliza deste meio para obter acesso ilegal aos softwares.

Acesso ilegal.

Ninguém vai sair daqui com seu computador à prova de Exploits e muito menos pronto para invadir sistemas. O fato é que dominar definições como esta ajuda os usuários a ficarem inteirados dos processos que ocorrem em sua máquina e de como lidar com eles. Neste caso, o melhor a fazer é contar com um bom antivírus, um firewall competente, prudência em suas atividades e com certa dose de sorte, pois a única maneira de permanecer completamente imune a estes processos seria isolar seu computador por completo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.