Drone-esquilo é a grande próxima criação do exército dos Estados Unidos

1 min de leitura
Imagem de: Drone-esquilo é a grande próxima criação do exército dos Estados Unidos

Os drones já existem no contexto militar há vários anos, mas com uma forma um pouco diferente do que como conhecemos atualmente. No entanto, a forma mais civil dos artefatos voadores está fazendo o caminho contrário e voltando para as forças armadas, com Israel demonstrando interesse em um drone equipado com metralhadoras e, agora, o exército norte-americano desenvolvendo um dispositivo superleve e que é inspirado na natureza.

O drone, que pesa pouco mais de 226 gramas, é muito parecido com o Esquilo-voador, aquele com membranas que permitem que ele plane de uma árvore para outra. Os motores do drone-esquilo podem ter sua angulação alterada, o que permite uma mobilidade maior ao dispositivo e ajuda no seu objetivo final que é ser uma ferramenta multiuso no campo de batalha.

Ele pode ser utilizado, por exemplo, para identificação de riscos à distância, por exemplo, graças a uma câmera que é acoplada ao drone, que está sendo desenvolvido no Laboratório de Pesquisas do Exército dos Estados Unidos, em Maryland.

Os desenvolvedores querem integrar ao pequeno robô a possibilidade de que ele incorpore funções de inteligência artificial para poder pousar de forma rápida em locais difíceis, mas isso é um dos desafios a serem enfrentados em função do diminuto tamanho do objeto.

Sobre as finalidades do drone, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, Steve Nogar, explica: “Você não vai saber com antecedência sobre o quê você vai precisar que esse veículo faça. Talvez você precise que ele sobrevoe uma pequena montanha para ver o que há do outro lado. Ou então você vai precisar que ele apenas siga você, te dando cobertura”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.