Celulares e tablets ligados podem derrubar um voo

1 min de leitura
Imagem de: Celulares e tablets ligados podem derrubar um voo

Muita gente não faz ideia, mas os aparelhos eletrônicos carregados durante um voo podem colocar todos a bordo em perigo. Segundo um estudo feito pela International Air Transport Association (IATA), o risco de interferência é real, e o resultado pode ser desde um problema nos dados de navegação até o desligamento do piloto automático ou dos controles de voo. Os grandes vilões das aeronaves são o iPad e o BlackBerry.

Utilizar aparelhos eletrônicos durante o voo pode ser muito perigoso

Quando um eletrônico como esses permanece ligado durante o vôo, existe o risco de que o seu sinal atinja um dos sensores localizados na área de passageiros do avião e cause transtornos ao funcionamento da máquina. A IATA estudou 75 acidentes documentados nos últimos seis anos que poderiam ter relação com o uso de eletrônicos durante o voo. Desses, 26 apresentaram problemas nos controles da aeronave e 17 apresentaram problemas com a navegação.

Muitas empresas permitem o uso de celulares e tablets no modo de voo, porém em alguns casos nem isso pode ser totalmente seguro. O perigo é maior ainda em aeronaves antigas, nas quais os sensores e partes sensíveis não estão devidamente protegidos contra esse tipo de ameaça. Na dúvida, o melhor á fazer é desligar todos os aparelhos eletrônicos enquanto estiver em um voo.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.