No Brasil, mais de 4 milhões de malwares para mobiles foram registrados

2 min de leitura
Imagem de: No Brasil, mais de 4 milhões de malwares para mobiles foram registrados

Um estudo realizado pela PSafe revelou que mais de 4 milhões de ataques cibernéticos foram realizados no Brasil em maio. Os dados foram coletados a partir do aplicativo de segurança e otimização de performance da empresa, que conta com mais de 21 milhões de usuários ativos (clique aqui e saiba mais sobre o PSafe Total).

Segundo a pesquisa, os dispositivos móveis da região Sudeste têm sido os principais alvos – em apenas um mês, 2,1 milhões de malwares foram identificados pelo serviço. A maior parte das ameaças se concentrou em São Paulo: em cada dez ataques, cerca de três têm como alvo os aparelhos do estado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quantidade de ameaças barradas durante maio pelo PSafe Total

Fazem parte do Top 5, ainda, Rio de Janeiro (490 mil), Minas Gerais (378 mil), Bahia (306 mil) e Pernambuco (243 mil). O Nordeste aparece em segundo na lista que leva em conta as regiões do país mais afetadas por malwares, com mais de 1 milhão de ameaças identificadas e bloqueadas pela PSafe.

Só no Brasil, o PSafe Total bloqueia mais de 500 mil páginas infectadas e mais de 130 mil ameaças de malwares

O Mapa de Ameaças elaborado durante a pesquisa elencou em terceiro, quarto e quinto lugares o Sul (513 mil), o Norte (309 mil) e o Centro-Oeste (308 mil), respectivamente.

Regiões mais afetadas por malwares, segundo a PSafe

Também de acordo com o mapeamento, foram bloqueados durante maio mais de 2,8 milhões de trojans, que são a porta de entrada para uma série de ameaças graves à segurança do usuário. Pouco mais de 869 mil propagandas maliciosas (adwares) foram também registradas somente pelo estudo conduzido pela PSafe.

Tipos de malware identificados

“O brasileiro é um apaixonado por smartphones e outros dispositivos móveis. Recentemente, o número de pessoas que usam a internet por meio desses devices ultrapassou a marca de 72 milhões”, observa Marco DeMello, CEO da PSafe. “Para se ter uma ideia, todos os dias o PSafe Total bloqueia mais de 500 mil páginas infectadas e mais de 130 mil ameaças de malwares, números que mostram a importância de se criar no Brasil uma cultura de segurança virtual com a manutenção de dispositivos seguros”, adverte ainda o executivo.

PSafe Total funciona também como um otimizador de desempenho

Os dados do Mapa de Ameaças Digitais do Brasil foram coletados a partir das tentativas de ataques barradas pelo aplicativo PSafe Total, um assistente virtual de segurança e de otimização de performance para smartphones com Android (saiba mais aqui).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.