App na Play Store prometia recarga de celular e clonava dados de cartão

1 min de leitura
Imagem de: App na Play Store prometia recarga de celular e clonava dados de cartão

Infelizmente, é comum encontrarmos aplicativos falsos disponíveis para celulares com sistema Android, e recentemente a Kaspersky Lab chamou a atenção para um deles: o “Recarga Celular”, que em teoria deveria realizar recargas de celular, mas não cumpre aquilo que promete.

Segundo a empresa, uma das promessas do software é garantir que o usuário receba o dobro do valor recarregado, mas seu principal propósito era clonar os dados do cartão de crédito daqueles que recorrem ao app para comprar créditos. O Google Play informa que entre mil e cinco mil usuários baixaram e instalaram o aplicativo falso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Entendendo o seu funcionamento

Segundo a empresa responsável pelas informações, o aplicativo apresenta uma tela com suposta função de recarga, informando aceitar vários tipos de cartão de crédito. Entretanto, não há como “passar a perna” no programa, pois ele faz a verificação pela veracidade do número informado. Como se isso fosse pouco, ele também envia dados como CPF e outros para um site registrado no Brasil e que não tem ligação com as operadoras.

A Google foi notificada pela Kaspersky e aparentemente já removeu o aplicativo do ar. Porém, vale lembrar que essa não é a primeira vez (e, infelizmente, talvez não seja a última) que isso acontece, pois no final de 2014 foram encontrados os dois primeiros trojans bancários móveis desenvolvidos no Brasil.

Você já caiu ou conhece alguém que foi enganado por algum aplicativo falso? Comente no Fórum do TecMundo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.