Conheça os 7 maiores eventos para hackers do mundo; quatro são do Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Conheça os 7 maiores eventos para hackers do mundo; quatro são do Brasil
Imagem: Security Magazine
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A área de segurança da informação representa uma das principais oportunidades de crescimento na área de TI. Segundo um estudo recente do Gartner, famosa empresa norte-americana de consultoria, os investimentos mundiais nesse segmento em específico atingirão US$ 75,4 bilhões em 2015, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior.

O interesse em tecnologias de segurança é cada vez mais estimulado por elementos do negócio digital, particularmente computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas (IoT), assim como pela sofisticação e alto impacto de ataques direcionados. Se por um lado as empresas estão se preparando para o futuro e investindo cada vez mais, por outro lado os profissionais do setor e hackers vivem em busca de oportunidades de reciclagem e troca de experiências.

A participação em eventos tem sido uma das mais utilizadas, o que explica por que tem crescido tanto o número de congressos e feiras na área. O mais interessante é que vários dos seminários mais importantes de segurança cibernética do mundo ocorrem aqui mesmo no Brasil – uma excelente forma para nossos profissionais se capacitarem para o mercado. Confira abaixo a lista com os eventos mais importantes do ramo – e descubra quais ocorrem em território tupiniquim.

1) Roadsec

Site oficial: www.roadsec.com.br

Próxima edição: São Paulo (Brasil), dia 12/11/15

Para iniciantes e entusiastas da área de hacking e segurança, o Roadsec é o maior evento do gênero no Brasil. Nele, é possível aproveitar uma variedade enorme de conteúdos, incluindo palestras, games, campeonato de hacking, oficinas, shows e caravanas vindas de vários lugares. Organizado anualmente, o Roadsec costuma passar por várias capitais brasileiras; neste ano, 14 cidades foram atendidas e a final será em São Paulo, no dia 12 de novembro.

2) H2HC – Hackers to Hackers Conference

Site oficial: www.h2hc.com.br

Próxima edição: São Paulo (Brasil), a definir

A Hackers To Hackers Conference (H2HC) é direcionada para o público técnico e pesquisadores, sendo organizada por pessoas que trabalham ou que estão diretamente envolvidas com pesquisas e desenvolvimento na área de segurança de TI. A edição 2015 ocorreu recentemente (dias 24 e 25 de outubro), e ainda não há informações sobre quando teremos a versão 2016 do evento.

3) BlackHat

Site oficial: www.blackhat.com/us-15

Próxima edição: Las Vegas (EUA), de 30/07/2016 a 04/08/16

Essa série de eventos é para o público profissional e técnico — e um dos mais relevantes do mundo. Há mais de 16 anos oferece aos participantes pesquisas sobre segurança da informação, desenvolvimento e tendências em um ambiente multicultural. A edição mais recente – de 2015 – rolou entre os dias 1º e 6 de agosto, mas a feira do ano que vem está marcada para começar no finalzinho de julho.

4) CCCamp – Chaos Communication Camp

Site oficial: www.events.ccc.de/camp

Próxima edição: Zehdenick (Alemanha), a definir

O Chaos Communication Camp é um encontro de cinco dias e ao ar livre, oferecendo um ambiente descontraído para a troca de ideias técnicas, sociais e políticas. O evento oferece uma infraestrutura invejável no quesito internet, redes elétricas e alimentação para os participantes. A última edição foi organizada entre os dias 13 e 17 de agosto de 2015; não sabemos quando o congresso ocorrerá em 2016.

5) DEF CON

Site oficial: www.defcon.org

Próxima edição: Las Vegas (Estados Unidos), de 04/08/16 a 07/08/16

Essa é considerada a "nave-mãe" das conferências para hackers. Começou em 1993 e reúne interessados no assunto de todo o mundo, além de profissionais do setor. Há palestras, jogos e espaço para troca de ideias, entre muitas outras coisas. É um dos mais antigos e maiores eventos deste tipo. A próxima edição está marcada para ocorrer em Las Vegas, entre os dias 4 e 8 de agosto de 2016.

6) BSides São Paulo

Site oficial: www.garoa.net.br/wiki/BSidesSP

Próxima edição: São Paulo (Brasil), data a definir

Também conhecido como “Conferência O Outro Lado - Security BSides”, o evento é organizado por voluntários do Garoa Hacker Clube e possui entrada gratuita. Trata-se de uma miniconferência inspirada nos moldes da Security B-Sides, que ocorre em vários lugares ao redor do mundo. A mais recente edição ocorreu entre os dias 17 e 18 de outubro de 2015, e ainda não há informações sobre a feira em 2016.

7)  YSTS – You Shot The Sheriff

Site oficial: www.ysts.org

Próxima edição: São Paulo (Brasil), data a definir

O You Shot The Sheriff é um excelente evento técnico, que tem buscado uma trilha de conteúdo mais geral e que agrada às pessoas que hoje tem perfil corporativo, mas que têm uma história de vida na comunidade hacker. A edição 2015 do congresso foi organizada no dia 28 de maio, em São Paulo.

Já participou de um evento de segurança da informação? Qual? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.