Morte de Cristiano Araújo está sendo usada para espalhar ameaças virtuais

1 min de leitura
Imagem de: Morte de Cristiano Araújo está sendo usada para espalhar ameaças virtuais
Imagem: Facebook

A Symantec, empresa de segurança de dados, publicou em seu blog um alerta de que usuários mal-intencionados estão espalhando emails com ameaças virtuais tendo como chamariz a morte do cantor e compositor Cristiano Araújo, vítima de um acidente de carro na madrugada da última quarta-feira, 24 de junho.

A companhia afirma que, depois do acidente, começou a observar o surto de emails que têm a notícia da tragédia como isca. Algumas dessas mensagens diziam ter um vídeo do acidente, cujo link, na verdade, faz baixar um malware chamado Downloader.Bancos.

Uma vez que o computador tenha sido infectado com a praga, será baixado, então, o Infostealer.Bancos, um malware bem conhecido na América do Sul que, como o nome diz, rouba dados bancários do usuário. Os emails se espalharam no Brasil e na Venezuela.

Exemplo de email contendo links para malware

A Symantec adverte que os usuários sejam cautelosos quando receberem emails com notícias de grande comoção, como a morte do cantor sertanejo, e sigam as seguintes orientações:

  • Ser vigilante e cético em relação a notícias sensacionalistas em emails e mídias sociais;
  • Nunca instalar aplicativos ou responder pesquisas para ver um conteúdo. Isso dá dinheiro aos usuários mal-intencionados e você corre o risco de se expor a malwares;
  • Visitar fontes confiáveis das notícias. Em vez de clicar em links aleatórios, vá direto para o site de sua confiança para ler a notícia;
  • Reportar conteúdo suspeito. Faça sua parte ao classificar essas mensagens como spams.
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.