Golpe no Facebook rouba login e dados de cartão de crédito dos usuários

2 min de leitura
Imagem de: Golpe no Facebook rouba login e dados de cartão de crédito dos usuários
Imagem: Wikimedia Commons/vigneshkumar

Um novo golpe bastante ameaçador vem circulando pelo Facebook e pode não somente resultar na invasão do seu perfil por hackers mal-intencionados, mas também na perda de uma boa quantidade de dinheiro. A enganação envolve respostas às postagens de usuários da rede social, afirmando que eles terão suas contas suspensas caso não informem suas credenciais de login no site e atualizem seus dados de pagamento.

Como é de se esperar, a mensagem claramente não possui relação verdadeira com os gestores do Facebook, servindo apenas para que os golpistas se apropriem das credenciais de entrada e dos dados de cartão de crédito dos usuários da rede social. Ainda que o texto em inglês esteja repleto de erros, usuários mais afoitos podem acabar caindo no golpe por conta do simples medo de não conseguirem acessar seus perfis.

Na imagem acima você pode ver o texto original do golpe em inglês. Confira a seguir a tradução direta da mensagem falsa, com direito à reprodução dos erros e repetições nela presentes, mas com o link removido para evitar a propagação da mentira:

Notificação: Sua Conta será Desabilitada
Conta FACEBOOK você já foi reportado por outros sobre o abuso da conta, esta é uma violação do nosso contrato e pode resultar na sua conta é desabilitada. Por favor verifique sua conta de email para desbloquear e nos ajude a fazer mais por segurança e conveniência para todo mundo.
Imediatamente faça recuperar sua conta no Facebook, ao clicar no link abaixo:
http://XXXXX.
'Atenção'
Se você ignorar esta mensagem, nós não podemos recuperar sua conta e sua conta será permanentemente desabilitada.
Desculpe por interromper a sua conveniência.
O Time do Facebook”.

Roubando tudo

Ao seguir o link, os usuários enganados são levados a uma página que repete a mensagem cheia de erros e solicita o email e a senha necessários para fazer login na conta em questão, o que serve para que os golpistas consigam salvar essas informações para uso posterior. Caso forneçam os dados, as vítimas chegam a outra página em que um texto ainda mais errado solicita suas informações de cartão de crédito.

“Página de pagamento você foi eliminado, por favor aprimore seu cartão de crédito de novo para retornar o pagamento no Facebook”, diz a mensagem. Embora os erros de escrita provavelmente bastem para afastar muita gente, uma grande quantidade de pessoas mais ingênuas e ansiosas podem acabar não reparando por conta de seu desespero para não perder o acesso aos seus perfis.

Vale sempre ressaltar que o Facebook e outras redes sociais jamais solicitarão seus dados de login ou informações de cartão de crédito para evitar que a sua conta seja bloqueada. Caso você receba mensagens similares à mostrada acima, reporte aos administradores do site e aguarde por uma resposta oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.