Os novos dispositivos para roubar dados de cartão de crédito são invisíveis

1 min de leitura
Imagem de: Os novos dispositivos para roubar dados de cartão de crédito são invisíveis

Os ATM skimmers, isto é, aqueles aparelhos que são acoplados aos caixas bancários para roubar informações do seu cartão de crédito estão cada dia mais invisíveis. Estes dispositivos sempre foram desenhados para se misturar aos caixas de maneira quase imperceptível, mas sempre foi possível verificar a presença deles com um olho bem treinado ou um puxão no seu cartão de crédito. Ao que parece isso não é mais possível, uma firma de segurança recolheu diversos skimmers em ATMs por toda a Europa, e percebeu que muitos deles cabem perfeitamente dentro dos buracos onde se vai os cartões, tornando-os praticamente invisíveis.

Muitos desses dispositivos também vêm acompanhados de micro câmeras capazes de capturar as demais informações da vítima, que normalmente só percebem que tiveram suas contas bancárias comprometidas quando o dinheiro começa a escoar delas. Os bandidos as vezes nem precisam voltar nas máquinas, já que certos skimmers são programados para enviar as informações diretamente para um celular.

Sobre as precauções a serem tomadas

Antes que você se desespere e decida guardar o seu dinheiro embaixo do seu colchão existem certas informações que podem lhe ajudar a entender como se proteger ou o quanto efetivamente você está correndo risco. Aqui no Brasil, a maioria dos caixas eletrônicos (ou ATMs no resto do mundo) ficam dentro de bancos, o que torna a instalação desses skimmers muito mais difícil. Na Europa, quase todos os caixas ficam do lado de fora, no meio da rua, e por isso esse tipo de aparelho é mais frequente por lá.

Por esta razão, você deve se preocupar mais com caixas em lugares muito públicos e sem segurança constante, como aeroportos, rodoviárias e determinados postos de gasolina. Fora isso, poucos skimmers são capazes de roubar informações do seu chip, dessa maneira, os cartões com tarja magnética é que costumam a comprometer mais a segurança. Conforme o PIN vai se tornando o padrão mundial, será mais difícil ter os seus dados violados.

Por último, para evitar ser filmado por micro câmeras e coisas desse gênero, lembre-se sempre de digitar a sua senha utilizando a outra mão para ocultar o teclado. Este é um outro problema que tende a desaparecer com a adoção de verificação por digital, ou biometria, nos principais bancos do Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.