Roteadores também foram prejudicados pela falha de segurança Heartbleed

1 min de leitura
Imagem de: Roteadores também foram prejudicados pela falha de segurança Heartbleed

(Fonte da imagem: Reprodução/Epoch Times)

Há poucos dias, a internet ficou alerta quando uma falha de segurança foi descoberta nos códigos abertos de criptografia do OpenSSL – justamente o certificado que controla as trocas confidenciais entre você e alguns sites (como durante as compras bancárias). O problema, batizado de Heartbleed, parece também envolver algumas empresas que utilizam o protocolo em seus roteadores, tornando alguns produtos também vulneráveis aos hackers.

As principais companhias que relataram um alerta para a falha foram a Cisco Systems, a Juniper Networks, a F5 Networks e a Fortigate, todas sinalizando que os problemas do Heartbleed podem acontecer com seus roteadores.

Do outro lado, os produtos da Linksys, por não utilizarem a versão afetada do OpenSSL, não emitiram alertas quanto ao problema. A Apple também relatou estar isenta da brecha. Segundo o comentário de um representante da empresa para o Re/code, o “iOS e o OS X nunca incorporaram o software vulnerável e os serviços com chaves pela internet não foram afetados”.

As empresas Juniper Networks e Cisco Systems estão compilando uma lista de equipamentos afetados pela falha, e comentam que em breve lançarão atualizações para retirar as brechas e reforçar a segurança. Para saber se seu aparelho foi atingido, você pode conferir a listagem oficial de cada uma das companhias aqui (para os aparelhos da Juniper) e aqui (para os equipamentos da Cisco).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.