Edward Snowden afirma que denunciaria a NSA novamente se fosse preciso

1 min de leitura
Imagem de: Edward Snowden afirma que denunciaria a NSA novamente se fosse preciso

Snowden em palestra durante a SXSW (Fonte da imagem: Reprodução/Folha)

Edward Snowden participou hoje de uma palestra nos Estados Unidos durante o evento SXSW, um conjunto de festivais de cinema, música e tecnologia que acontece todos os anos em Austin, Texas. O ex-prestador de serviços fez o seu discurso através da internet, claro, diretamente através da Rússia, via Google Hangouts, e aparentemente usando sete proxies de sua localização atual.

Em um dos trechos mais importantes do seu discurso, Snowden disse que escolheu falar em primeiro lugar para a comunidade de tecnologia porque os serviços de segurança estão “incendiando o futuro da internet” e os participantes do SXSW seriam os “bombeiros”.

Em defesa da Constituição

Outro ponto muito importante foi sua fala a respeito de suas ações. Snowden disse que tudo o que ele fez estava em linha com o juramento que ele prestou para defender a Constituição americana como um funcionário da NSA.

“Eu faria isso de novo? A resposta é absolutamente sim. Independentemente do que acontecer comigo, isso é algo que nós tínhamos o direito de saber. Eu fiz um juramento para apoiar e defender a Constituição, e eu vi que a Constituição foi violada em grande escala”, disse Snowden ao auditório lotado.

Criptografia e vigilância

O especialista fez um chamado à comunidade tecnológica para o uso da criptografia “end-to-end”, quando dois computadores conectam-se diretamente, tornando a vigilância em massa impossível no nível de rede sem um “crypto-breaker” (quebrador de criptografia), o qual Snowden descreveu como “incrivelmente raro, que não funciona e é muito caro”.

“Se eles [as agências de segurança] querem reunir informações de alguém, tem que orientá-las de forma específica. Eles não podem simplesmente vigiar todo mundo, o tempo todo [...]”, concluiu. Para Snowden, a população precisa de defensores públicos. “Precisamos de representantes públicos, precisamos de supervisão pública [...] Precisamos de um cão de guarda que vigie o congresso”, disse.

O ex-prestador de serviços da NSA também incentivou os usuários a usarem o navegador de internet Tor e encorajou os usuários a usarem hardware e software de encriptação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.