Malware para Android já atinge 620 mil pessoas

1 min de leitura
Imagem de: Malware para Android já atinge 620 mil pessoas

(Fonte da imagem: iStock)

A firma de segurança chinesa NQ Mobile emitiu um comunicado alertando sobre o Bill Shocker, um novo malware para Android que já infectou 620 mil usuários na China e, agora, está se espalhando pelo mundo. O objetivo da ameaça é acessar informações pessoais das vítimas e se espalhar pelo maior número possível de dispositivos.

De acordo com a empresa, os cibercriminosos responsáveis pela criação da praga a disponibilizam em forma de kit de desenvolvimento, permitindo que ele seja adaptado para se ocultar em aplicativos e ter diversas facetas. Assim, já podem existir dezenas ou centenas de versões diferentes do Bill Shocker espalhadas por aí.

A pulverização da praga se dá por SMS, enviado para os contatos da agenda sem o consentimento do usuário. O controle remoto do aparelho infectado também é possível em algumas versões do malware, que está presente em sites de download que simulam a aparência de lojas de aplicativos reais.

A NQ Mobile sugere que os usuários de Android utilizem aplicativos anti-vírus e evitem fazer o download de programas fora de fontes certificadas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.