Case desenvolvido por Edward Snowden impede que o iPhone espione seus dados

1 min de leitura
Imagem de: Case desenvolvido por Edward Snowden impede que o iPhone espione seus dados

Responsável por um dos vazamentos de dados mais relevantes da história dos Estados Unidos, Edward Snowden é uma pessoa que tem sérias preocupações com a segurança de smartphones. Prova disso é que ele, junto ao hacker Andrew “Bunnie” Huang, desenvolveu um novo case para iPhone que monitora os transmissores de rádio do smartphone.

O objetivo é permitir saber com mais precisão quando essas partes estão ativas, evitando assim participar de conversas privadas que podem estar sendo espionadas. Embora não seja um nome tão conhecido quanto o de Snowden, Huang adquiriu certa fama ao fazer a engenharia reversa do primeiro Xbox e ao descobrir vulnerabilidades em cartões micro SD.

O dispositivo deve ser especialmente interessante para jornalistas

Segundo Snowden, o novo case é necessário pois soluções como acionar o Modo Avião ou colocar aparelhos em uma gaiola de Faraday não são suficientes para lidar com os métodos por agências governamentais. Ele acredita que a ferramenta é especialmente útil para jornalistas que viajam para áreas do planeta em que suas comunicações podem estar sendo acompanhadas de perto pelo governo local.

Proteção para jornalistas

O novo case exige o uso de um iPhone modificado cuja antena se conecta diretamente ao acessório, algo que é feito através da entrada para cartões SIM (que são movidos para uma localização externa). O dispositivo é capaz de monitorar transmissões de rádio e emitir alertas quando há o envio de comunicações de forma não autorizada nos momentos em que o smartphone aparentemente está desligado.

O produto ainda está em fase inicial de desenvolvimento

Até o momento o acessório está passando por uma fase conceitual de testes e sequer há um protótipo funcional disponível. A esperança da dupla é conseguir criar uma unidade de testes em breve, que vai servir como base para o produto final produzido por alguma fabricante chinesa.

O produto final teoricamente vai ter um hardware e um software abertos para assegurar que eles não foram modificados inadequadamente durante o processo de fabricação. A intenção da dupla não é oferecer uma alternativa a fabricantes tradicionais da área, visto que os cases seriam distribuídos gratuitamente para os jornalistas que demonstrassem interesse neles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.