Sites interativos para navegar pelo corpo humano

3 min de leitura
Imagem de: Sites interativos para navegar pelo corpo humano

O Google Body foi lançado há pouco tempo e foi bastante comentado na época, porém poucos sabem que ele não é o único serviço no qual é possível conhecer o corpo humano com um olhar mais aprofundado.

É claro que, por ser suportado pela gigante Google, este serviço ganhou proporções muito maiores e recursos mais avançados - sem falar no visual bem mais moderno -, porém, outros “atlas” interativos do corpo humano estão à disposição online, alguns inclusive contando com jogos, para que você aprenda mais se divertindo! Confira a seleção que o Baixaki preparou e conheça os pontos fortes e fracos de cada um deles.

Google Body

Como qualquer outro serviço da Google, este não poderia deixar de ter um visual caprichado e funções avançadas. Apesar dos gráficos não serem perfeitos e do fato de que poucos browsers suportam o serviço, o Google Body tem tudo para se tornar o mais completo em pouco tempo, pois ainda está em fase de testes.

Google Body

Com ele, você pode navegar por todas as partes do corpo, através de “camadas” (pele, músculos, órgãos, ossos, etc...), rotacionar o modelo e aproximar o zoom para visualizar cada detalhe.

Visible Body

Bastante parecido com o Google Body, porém mais completo e com gráficos melhores, o Visible Body poderia ser a melhor alternativa desta lista, se não fosse pago. A versão demo do serviço permite que os usuários naveguem apenas pelo rosto e pescoço do modelo, porém mesmo assim já impressiona.

Modelo do Visible Body

Além de tudo, é possível visualizar ilustrações e animações completas e bastante didáticas sobre todos os sistemas do corpo, incluindo a pele e o sistema celular, além de ilustrações de equipamentos e procedimentos médicos.

MEDtropolis Virtual Body

Um pouco mais simples do que os outros, o MEDtropolis não possui gráficos sofisticados, e nem tem um modelo 3D do corpo humano, porém, possui algumas particularidades, como as “visitas guiadas” a alguns sistemas, que podem ser bem didáticos para professores e alunos.

Jogo do MEDtropolis Virtual Body

Além disso, existem joguinhos e animações, com textos explicativos. O único problema, neste caso, é o idioma, que varia apenas entre inglês e espanhol.

eSkeletons

Um pouco diferente dos outros, o eSkeletons não posui um mapa detalhado de todos os sistemas do corpo, porém a sua função é igualmente impressionante. Com ele, é possível visualizar com detalhes muito ricos todos os ossos do corpo humano, divididos em “setores”.

visualização do eSkeleton

As imagens não são ilustrações, elas são fotos de um esqueleto real da Universidade do Texas, em Austin, o que faz com que a experiência de aprendizado seja ainda mais rica. Com uma navegação intuitiva, ainda é possível visualizar o esqueleto completo de outros doze animais.

DirectAnatomy

Um dos mais completos serviços de navegação pelo corpo humano é o DirectAnatomy. Você pode descobrir muito mais sobre o funcionamento do seu organismo com essa ferramenta totalmente gratuita. A visualização é por “camadas” e bastante detalhada, com diversas opções extras, como a possibilidade de fazer anotações e marcações em pontos desejados.

Modelo em camadas do DirectAnatomy

Além disso, existem ilustrações explicativas para as principais funções do corpo, detalhando desde aspectos físicos e biológicos até traços psicológicos. Vale a pena para médicos, estudantes de medicina e interessados em aprender mais profundamente sobre o corpo humano.

BBC Human Body & Mind

Este serviço é um portal completo da BBC com navegações detalhadas pelo corpo e pela mente humana, contendo testes, jogos, ilustrações, artigos e muito mais. É uma boa fonte para trabalhos escolares e pode ser usado para entender melhor os seus limites.

Jogo do BBC Human Body & Mind

Artificial Anatomy

O Instituto Smithsonian possui diversos serviços online nos quais você pode conhecer melhor o acervo dos seus museus sem precisar ir até lá conferir ao vivo. Um exemplo disso é o Artificial Anatomy, que contém fotos, explicações e um jogo utilizando o modelo em escala real do corpo humano superdetalhado que foi construído no instituto.

Jogo do Artificial Anatomy

É um serviço bem simples, mas vale a pena tentar fechar a brincadeira com Jerome, o modelo de papel machê sem errar nenhuma das 10 etapas. Veja também a galeria de fotos e a explicação sobre a construção dos modelos feitos pelo Smithsonian.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.