Tecnologia permite obter resultados de exames médicos dentro de 30 minutos

1 min de leitura
Imagem de: Tecnologia permite obter resultados de exames médicos dentro de 30 minutos

Chip presente no sensor biométrico que faz a análise do sangue. Fonte da imagem: Divulgação / Universidade de Rhode Island

Chip presente no sensor biométrico que faz a análise do sangue. Fonte da imagem: Divulgação / URI

No que depender de engenheiros e estudantes da Universidade de Rhode Island, (URI) Estados Unidos, pacientes não terão mais que esperar dias para saber o resultado de um exame médico. Os pesquisadores trabalham em uma tecnologia que pretende agilizar este processo e emitir resultados em apenas 30 minutos.

O responsável por isto é um aparelho portátil que coleta uma gota de sangue e a deposita em um cartucho de polímero menor do que um cartão de telefone. O cartucho é inserido em um sensor biométrico do tamanho de uma caixa de sapatos e logo o sangue começa a ser analisado.

Os primeiros testes com este material foi desenvolvido para avaliar o risco de doenças cardíacas. A equipe da Universidade de Rhode Island estima que o sensor custará em torno de US$ 3,2 mil e que cada teste possa ser realizado pelo valor de US$ 1,50. Não foi divulgada nenhuma informação sobre o lançamento do equipamento.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.