Sense: o dispositivo capaz de medir o grau de qualidade do seu sono

2 min de leitura
Imagem de: Sense: o dispositivo capaz de medir o grau de qualidade do seu sono

O jovem inglês James Proud, de somente 22 anos, foi morar em São Francisco há três anos para trabalhar no segmento de tecnologia (ele decidiu não ingressar na universidade depois de concluir o colégio). Durante esses três anos, Proud realizou diversos experimentos tecnológicos e acabou por criar uma empresa startup chamada Hello e, com o auxílio do site de financiamento colaborativo Kickstarter, ele iniciou um projeto chamado Sense.

O Sense é caracterizado por ser um pequeno dispositivo capaz de registrar os mais variados dados durante as suas noites de sono – ele deve ser colocado próximo da cama e pode funcionar em conjunto com o seu smartphone através de um aplicativo. De acordo com Proud, nós não sabemos muitas informações sobre nós mesmos enquanto dormimos e o objetivo do Sense é registrar esses dados para termos em melhores noites de sono.

Entre os sensores do dispositivo, estão componentes que medem o grau de iluminação do quarto, de umidade, de barulho, de qualidade do ar e de movimento – fatores que ajudam a entender o ambiente em que você está inserido. Com base nesses fatores, o Sense é capaz de definir o quão bom o seu sono é (e o que você pode fazer para melhorá-lo), além de determinar quantas horas exatas você deve dormir diariamente para não se sentir cansado.  Ele também pode dizer se você está roncando ou se diz algo durante o sono.

Quanto mais informações o Sense consegue captar, mais dicas e recomendações de sono ele pode oferecer para você. Teoricamente, o Sense pode fornecer dados de quais são as condições ideias para você dormir. Ao acordar, você pode conferir no app em formato de linha do tempo quais foram as notificações que o dispositivo registrou, assim como informações comparativas com as suas outras noites de sono.

O design do aparelho também é um diferencial, já que estamos falando de um objeto circular com iluminações que variam conforme as condições do ambiente. Se ele está esverdeado, o quarto está em boas condições para dormir – e se ele estiver vermelho ou alaranjado, é melhor consultar o app para saber o que mudar. Veja um vídeo de apresentação do Sense, com comentários de James Proud (em inglês):

“Todo mundo está deixando de observar o cômodo mais importante de nossas vidas: o quarto. Nós gastamos literalmente um terço de nossas vidas nesses espaços, dormindo”, disse Proud. “As pessoas estão começando a perceber o quanto o sono é importante. A fundação de todos os dias depende do quanto e de como você dormiu de noite”, frisou ele.

Com o Sense, as pessoas poderão visualizar melhor os seus hábitos noturnos. O aparelho já pode ser reservado por US$ 99 e, caso deseje, você pode contribuir com o projeto do Sense no KickStarter com diferentes quantias de valores. Se o valor total do KickStarter for atingido (US$ 100 mil), os aparelhos já serão entregues no último trimestre de 2014.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.