Estudo japonês indica que ficar muito tempo no computador faz mal aos olhos

1 min de leitura
Imagem de: Estudo japonês indica que ficar muito tempo no computador faz mal aos olhos
Imagem: io9

Se você é uma daquelas pessoas que passa várias horas do dia “estacionado” na frente do computador, então um estudo de cientistas japoneses certamente traz más notícias para seus olhos. Segundo os resultados da pesquisa, passar mais do que sete horas diárias encarando uma tela causa danos ao “filme lacrimal” e diminui a produção de lágrimas, essenciais para manter essa parte do corpo lubrificada e limpa.

“Filme lacrimal” é o nome dado informalmente a um conjunto de três camadas mucosas na superfície dos olhos que são necessárias para sua proteção. De acordo com o estudo liderado por Yuichi Uchino, oftalmologista da Universidade Keio, passar muitas horas por dia na frente de um monitor faz com que os níveis da proteína MUC5AC presente nessa região dos globos oculares fiquem similares ao de pessoas com a chamada Síndrome do Olho Seco (SOS).

Enquanto as quantidades de MUC5AC nos olhos de uma pessoa normal fiquem em média em 8,2 ng/mg, pacientes com SOS têm em geral 3,5 ng/mg. Já aqueles que ficam mais que sete horas por dia na frente de um computador e não possuem a doença têm cerca de 5,9 ng/mg. De acordo com Uchino, quando estamos encarando telas, temos a tendência de abrir mais os olhos e piscar menos do que quando executamos outras tarefas.

Olhando para a saúde

No entanto, quem trabalha o dia inteiro na frente de um computador e não tem como diminuir a quantidade de horas também não precisa se desesperar por não manter seus olhos adequadamente lubrificados. Médicos recomendam que pessoas nessas condições mantenham um umidificador em funcionamento constante no seu escritório e evitem contato direto com as rajadas do ar condicionado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.