Cientistas identificam causas da indisposição em doentes

Segundo pesquisadores, a sensação de cansaço e indisposição de quando estamos doentes tem causa e, o melhor, pode ter cura.
  • Visualizações13.890 visualizações
Por Douglas Ciriaco em 3 de Agosto de 2011

Cientistas identificam causas da indisposição em doentesSensação de fadiga causada por doenças pode ter tratamento.

Pesquisadores da Universidade de Ciência & Saúde do Oregon, Estados Unidos, chegaram a uma conclusão sobre a origem da sensação de fadiga que sentimos quando estamos doentes. A ideia é repor no organismo a substância orexina, responsável por dar ânimo para realização de atividades físicas, mas que tem sua produção interrompida em casos de doença.

Nessa situação, as pessoas apresentam sintomas que vão além daqueles característicos da doença e se sentem cansadas. Essa sensação de cansaço, que para muita gente é a pior parte da doença, pois torna tudo o que se tem para fazer excessivamente trabalhoso, é causada pela “canalização” de recursos que seu organismo dá ao combate àquilo que incomoda. Assim, a única coisa que você quer é deitar e descansar.

A hipocretina (outro nome dado à orexina) é uma substância neuropeptídica importante na regulação de sensações como disposição para atividades físicas, sono, apetite e demais ações do gênero. A solução apontada pelos cientistas estadunidenses é a reposição de orexina por meio de substâncias que têm comportamento semelhante ao dela, como remédios para tratamento de narcolepsia.

De acordo com a pesquisa, essa situação é perfeitamente viável, pois acalmaria a perturbação causada no sistema neurotransmissor, o que leva ao sono profundo. Contudo, o estudo é bem claro sobre o uso de medicamentos que imitam a orexina somente em casos de pacientes portadores de doenças crônicas, pois isso reduziria a sensação de letargia e aumentaria significativamente a sua qualidade de vida.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!