Saúde na palma da mão: Wikipédia lança novo app focado em medicina

1 min de leitura
Imagem de: Saúde na palma da mão: Wikipédia lança novo app focado em medicina

A Wikipédia anunciou na última quinta-feira (22) o lançamento do Wikipédia Médica, novo aplicativo que facilita o acesso a informações relacionadas à medicina. Disponível gratuitamente para o Android, a novidade traz como vantagem permitir o acesso a seu banco de dados mesmo quando o usuário se encontra offline.

O desenvolvimento da versão em português contou com a ajuda de editores brasileiros e portugueses, que se esforçaram para melhorar a compreensão e aprimorar os dados de mais de 200 artigos. A equipe foi liderada por João Magalhes, membro da Wikimedia Portugal e da Fundação Wiki Projeto Med, que também é um dos principais colaboradores da Wikipédia lusófana na área da saúde.

Todas as pessoas merecem ter acesso a conteúdo sobre saúde de alta qualidade

“Todas as pessoas merecem ter acesso a conteúdo sobre saúde de alta qualidade em sua própria língua. Quando percebemos que nem todos têm acesso fácil ou barato à internet começamos a produzir conteúdo em uma versão offline, para oferecê-la ao mundo gratuitamente e sem publicidade”, afirma James Heilman, médico e líder do projeto Wiki Project Med.

“Vale ressaltar que a Wikipédia não incentiva a automedicação e recomenda fortemente as consultas regulares com especialistas em saúde. Em relação ao conteúdo publicado, todas as páginas possuem a aba ‘Discussão’, onde é possível acompanhar o histórico de edição e a argumentação de cada usuário”, explica Rodrigo Padula, coordenador de projetos do grupo Wiki Educação Brasil. Compatível com Android 4.0 ou superior, o app pode ser baixado gratuitamente através deste link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.