Soneca: por que o despertador do celular está destruindo as nossas vidas

2 min de leitura
Imagem de: Soneca: por que o despertador do celular está destruindo as nossas vidas

Sim, nós sabemos que os smartphones estão substituindo todos os gadgets que sempre nos rodearam. Relógios, câmeras, computadores, calculadoras etc. Ainda, uma boa parte de nós julga isso uma coisa boa — e realmente deve ser, já que uma tecnologia superior comumente sempre engole outra inferior. Contudo, e se lhe falarmos que uma função presente no sistema do smartphone está destruindo a sua vida?

Veja, não é nada alarmante do tipo: "Jogue este pedaço de plástico, vidro e circuito pela janela!", mas talvez seja interessante mudar alguns hábitos. Principalmente, em relação à qualidade do seu sono e à função "Soneca", largamente utilizada por usuários de smartphones. Sim, não negue: eu, você e todos os nossos amigos provavelmente ficam alguns minutos extras na cama por causa dessa função.

A "Soneca" nada mais é que um recurso que permite cochilos após um horário determinado. Por exemplo: você marcou o despertador para lhe acordar às 11h. A função "Soneca", então, vai despertar às 11h05, 11h10, e assim sucessivamente. Dessa maneira, você pode morgar mais tempo na cama e "ir levantando" aos poucos, como muitas pessoas comentam.

A química do mal?

Bom, segundo o Centro de Soluções do Sono dos EUA, o nosso cérebro está acostumado e sabe que o smartphone vai tocar de novo, e de novo, até você acordar. E esse hábito é ruim, pois piora a qualidade de vida, causando irritabilidade, taquicardia, perda de memória e dores.

De acordo com Shigueo Yonekura, do Instituto do Sono, em entrevista ao Jornal Nacional, os danos em longo prazo podem ser ainda maiores, pois a "Soneca" causa confusão no cérebro. E essa confusão é química.

Logo que você começa a dormir, a serotonina é liberada pelo organismo — que é associada à sensação de felicidade e relaxa a musculatura. Assim, para acordar, a dopamina é liberada, e ela diminui a sensação de sonolência. Ao dormir e acordar tantas vezes seguidas, por causa da função "Soneca", existe um conflito químico em nosso corpo. E toda essa química, iniciada e interrompida sucessivamente, acaba fazendo mal.

E o resultado?

O resultado imediato é uma dificuldade maior ainda para sair da cama. Médio e longo prazo, como já citamos:

  • Irritabilidade
  • Taquicardia
  • Perda de memória
  • Dores
  • Confusão mental

A recomendação é a seguinte: tenha uma noite de sono completa e ininterrupta. Por mais difícil que seja, levante no primeiro sinal do despertador. Mais vale tirar um cochilo rápido de 10 ou 15 minutos na metade do dia do que usar a "Soneca".

Essas dicas podem parecer simples, mas pretendem melhorar o seu humor e fazer com que você não se sinta cansado ao longo do dia. Ou seja, a melhorar a sua qualidade de vida. Então, não quebre horários com a função "Soneca": durma um pouco mais e tente regrar melhor os horários. Garantimos menos bocejos ao longo do dia, amigo.

Você usa a função "Soneca"? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.