Samsung anuncia novas TVs SUHD com serviço exclusivo de streaming de jogos

4 min de leitura
Imagem de: Samsung anuncia novas TVs SUHD com serviço exclusivo de streaming de jogos

Em evento de ponta realizado na noite dessa segunda-feira, 29, em São Paulo, a Samsung anunciou sua nova linha de TVs SUHD no Brasil, com modelos que contêm alguns adendos funcionais que complementam a experiência do usuário. A gigante coreana tem, nitidamente, o intuito de atingir novos públicos – os gamers, nesse caso, que crescem disparadamente – e busca inovar a experiência de assistir à TV com diversos recursos Smart e um serviço exclusivo de streaming de jogos.

Tecnologia SUHD e presença de celebridades

O TecMundo compareceu à ocasião para conferir os detalhes de perto. O evento foi mediado pelo ator e apresentador Otaviano Costa e contou com a presença de celebridades esportivas que vivem nas graças do público: os jogadores Rafael Marques (que atua no Palmeiras) e Lucas (ex-São Paulo e atual Paris Saint German) e o surfista Gabriel Medina.

Os atletas deram as caras após a apresentação da linha de produtos e estavam disputando partidas de Pro Evolution Soccer 2015 para demonstrar o serviço inédito e exclusivo oferecido pela Samsung: o streaming de jogos. Sim, jogos recentes, numa biblioteca que promete ter cerca de 80 títulos até o final do ano e contará, inicialmente, com nomes como Batman: Arkham City, GRID 2, Just Dance e mais. O serviço nasce de uma parceria entre Samsung e Gamefly e visa “eliminar a necessidade de consoles”, de acordo com Tony Firjam, vice-presidente da área de Consumer Electronics da Samsung Brasil.

Mas antes de chegar ao ponto maturado da carne, convém falar sobre as TVs, que contam com a tecnologia SUHD e novo sistema operacional Tizen. “A SUHD lança uma nova era no mercado de TVs com imagens nunca vistas antes, trazendo mais cores, brilho e contraste, revolucionando a experiência de assistir à TV. Com esse produto, a Samsung reforça seu pioneirismo em oferecer sempre a mais avançada tecnologia para os consumidores”, diz Firjam.

Da esquerda para a direita, sentados: Gabriel Medina, Lucas e Rafael Marques

O tempero promissor: nanocristais

Utilizando a tecnologia de nanocristais, as TVs SUHD Samsung produzem tons mais intensos e até 64 vezes mais cores que as TVs de LED convencionais. O brilho, que tem até 2,5 vezes mais do que o comum, é resultado da combinação do novo painel de LED azul e a tecnologia HDR. A combinação desses fatores faz da linha SUHD uma opção com imagens dinâmicas e que têm alta responsividade.

Os modelos SUHD seguem a filosofia curva adotada anteriormente pela Samsung, com destaque para a parte traseira que, em alguns modelos da série, apresenta uma textura franzida suave, fazendo com que a TV tenha extremidades estilizadas vistas de qualquer ângulo.

Nova plataforma smart

Outra inovação está no sistema operacional das TVs que passam a utilizar o Tizen, plataforma
de código aberto que facilita a conectividade com outros aparelhos. O envio de fotos e vídeos para a TV, por exemplo, assim como a reprodução do conteúdo do aparelho para dispositivos como smartphones são tarefas ainda mais fáceis por meio do recurso Conexão Rápida, que foi demonstrado no evento e não apresentou sinais de lentidão.

O TecMundo experimentou algumas das novas funções e constatou que o tempo de resposta está, de fato, mais rápido e otimizado. O menu de navegação ficou mais intuitivo e fácil de navegar, facilitando o acesso aos conteúdos recomendados pela Samsung ou aos vistos recentemente.

A TV também ganhou um aspecto multitarefas, assim como o smartphone, possibilitando o retorno a um conteúdo a partir do ponto em que ele parou, sem a necessidade de iniciar o aplicativo novamente.

Plataforma de games permite jogar direto na TV sem a necessidade de um console

Eis o grande chamariz da noite dessa segunda-feira no evento da Samsung: um serviço exclusivo de streaming de jogos. Trata-se de uma plataforma inédita que estará disponível em todas as novas Smart TVs 2015 que possuem o novo Tizen.

Por meio da parceria com a Gamefly, a Samsung lança, com exclusividade no Brasil, o serviço de games por streaming, conhecido como “games na nuvem”, algo que possibilitará aos usuários desfrutarem de uma extensa lista de games diretamente na TV.

O catálogo inicial conta com Batman: Arkham City, GRID 2 e Pro Evolution Soccer 2015, tudo sem a necessidade de um console. Serão 50 jogos disponíveis a partir de 15 de julho, quando a plataforma entra no ar, e aproximadamente 80 até o final do ano. Os títulos serão disponibilizados em pacotes por gênero ou até mesmo individualmente, como uma customização para o cliente. Dessa forma, fica mais fácil o usuário escolher aquele que quer jogar pelo tempo que quiser.

E como funciona na prática?

Basicamente, basta conectar um joystick com WiFi ou com cabo USB que seja compatível com o televisor. A Samsung diz que, atualmente, mais de 15 joysticks são compatíveis. “A plataforma Samsung Smart TV Games inicia uma nova era na maneira de jogar video games. Além da comodidade que esse sistema traz para o consumidor, a plataforma trará muito mais economia, sendo 90% mais barato do que comprar um console e os jogos”, ressalta Firjam.

Conforme mencionado, a plataforma estará disponível em todas as Smart TVs Samsung 2015 que possuem a plataforma Tizen, com modelos que variam de 32 a 88 polegadas e têm preço sugerido a partir de R$ 1.749.

Preço e disponibilidade das novas TVs

A linha de TVs Samsung SUHD traz modelos que variam de 55 a 88 polegadas. O preço começa em R$ 9.999. Os aparelhos estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir do mês de julho, nas principais lojas físicas e virtuais do país.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.