Resumo da conferência da Samsung na IFA 2014 [vídeo]

3 min de leitura
Imagem de: Resumo da conferência da Samsung na IFA 2014 [vídeo]

A conferência da Samsung na IFA 2014 começou cheia de expectativas. O aparelho mais aguardado para o evento, sem dúvidas, era o Galaxy Note 4, phablet da companhia que rendeu inúmeras notícias nos últimos dias aqui no TecMundo. Porém, outros dispositivos também disputavam a atenção dos consumidores, como era o caso do até então misterioso Edge e de uma nova versão do Galaxy Gear.

A conferência da empresa sul-coreana começou às 10 horas (horário de Brasília) e teve uma abertura com muito estilo, embalada por instrumentos musicais integrados com dispositivos móveis da companhia e uma orquestra. O local da apresentação, lotado de repórteres e entusiastas, foi nas dependências da IFA em Berlim, na Alemanha.

Logo em seguida, três apresentadores assumiram o palco e deram as boas-vindas a todo o público presente na conferência. Após um breve discurso, foi anunciada a presença de Dj Lee, chefe da divisão da Samsung, para anunciar, em primeira mão, todos os lançamentos do evento.

Lee deu uma pequena prévia de tudo o que podíamos esperar para aquela ocasião: falou sobre o tão aguardado Galaxy Note 4, o misterioso Galaxy Note Edge, a nova versão do wearable, o Galaxy Gear S e a novidade relacionada à realidade virtual, o Gear VR.

Galaxy Note 4

A apresentação do Galaxy Note 4 foi pautada, basicamente, em quatro aspectos: o design, a tela e o sistema multitarefa, a S Pen e a câmera. O destaque de seu design foi a evolução que aconteceu em relação à versão anterior do phablet. A traseira com couro falso e as bordas metalizadas conferem ao aparelho uma aparência “premium”, bastante semelhante à encontrada no Galaxy Alpha.

A tela de 5,7 polegadas apresenta uma resolução QHD, com 2650x1440 pixels. O sistema multitarefas também recebeu parte dos holofotes, que destacaram as principais mudanças que a funcionalidade recebeu.

A caneta exclusiva da linha Note também recebeu bastante atenção. O destaque ficou por conta do Smart Select, recurso que estende em muito as possibilidades com a S Pen. As câmeras do aparelho também receberam melhorias, com ênfase para a frontal que é capaz de capturar selfies panorâmicas.

Os aprimoramentos na bateria do smartphone também foram mencionados e o sistema fast charging, capaz de recarregar 50% da carga em apenas 30 minutos, foi muito bem recebido. O Voice Recorder e os acessórios tomaram conta do restante dos anúncios do Galaxy Note 4, com destaque para as parcerias que a Samsung conseguiu para o novo phablet.

Outros destaques que também roubaram a cena

No entanto, não é só o Galaxy Note 4 que chamou a atenção do público. O anúncio seguinte pegou alguns de surpresa e revelou o misterioso Galaxy Note Edge, aparelho da linha que traz parte da tela curvada.

A Edge Screen, parte curvada do aparelho, terá um funcionamento totalmente independente do restante da tela. Além disso, uma série de acessórios exclusivos também foi anunciada, juntamente com uma SDK já disponível para os desenvolvedores.

O anúncio seguinte foi a nova versão do SmartWatch da companhia, o Galaxy Gear S. O dispositivo vestível trouxe uma tela curva, suporte ao 3G, WiFi, Bluetooth e GPS. A tela do aparelho, com 2 polegadas, também virá equipada com a tecnologia super AMOLED.

Também foi comentado sobre a possibilidade de responder mensagens através do vestível graças ao teclado QWERTY que a tela exibe quando necessário. Além disso, foi destacada a independência que o aparelho tem do smartphone, podendo realizar uma série de tarefas sem estar pareado.

O que pegou a maioria das pessoas de surpresa foi o Gear VR, dispositivo de realidade virtual da Samsung desenvolvido em parceria com a Oculus VR. Nesta ocasião, quem subiu ao palco foi o próprio CEO da criadora do Oculus Rift, John Carmack, que explicou mais funcionalidades desse aparelho que funcionará em conjunto com o Galaxy Note 4.

Abaixo você pode conferir uma seleção de imagens que foram capturadas da transmissão do evento. Estes foram os principais anúncios da Samsung em sua conferência na IFA. Fique ligado no TecMundo e confira todas as matérias especiais que serão desenvolvidas para cada um desses produtos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.