Review: Samsung Star TV

6 min de leitura
Imagem de: Review: Samsung Star TV

Na onda dos super smartphones, com milhares de funções, altos preços e tamanhos maiores, a Samsung traz um aparelho simplificado, porém muito bonito. O Star TV tem como principal característica a captura de sinal digital para TV.

Com a Copa do Mundo da África se aproximando, uma das jogadas de marketing para este aparelho é exatamente a do futebol: não perca mais o jogo do seu time favorito, esteja onde estiver!

Tabela de especificações Samsung Star TV

Design
O design do Samsung Star TV segue a linha dos últimos lançamentos de smartphones: tela grande, touchscreen e poucas teclas. No entanto, seu tamanho é bem menor do que aparelhos como o iPhone ou o Omnia II, super smartphone da Samsung.

Samsung Star TV


O visor com tecnologia touchscreen tem pouca sensibilidade, mas permite que você utilize uma caneta stylus, que acompanha o aparelho. A caneta não pode ser guardada dentro do Star TV, como em muitos celulares que disponibilizam uma stylus. Ela vem separada, mas pode ser presa ao telefone.

Na frente do aparelho há três botões: um para atender chamadas, outro para finalizá-las e ligar/desligar o aparelho, e o botão do meio que funciona como uma tecla para voltar à tela anterior ou à homescreen.
Samsung Star TV
O lado direito traz um botão para travar o aparelho, e logo abaixo a tecla de captura de imagens, que também pode ser utilizada como uma tecla de acesso rápido para a câmera digital.

O lado esquerdo traz a entrada para o cabo de dados, fone de ouvido e para carregar o telefone - devidamente coberta para não estragar. Deste lado também se encontra o botão de volume, que ainda pode ser utilizado para ativar o zoom na hora de fotografar.

O fone de ouvido vem junto com o aparelho. Tem um bom volume, mas não possui entrada universal, ou seja, não é possível trocar por outro mais confortável ou de maior qualidade. O Samsung Star TV está disponível apenas em um modelo: preto, com detalhes em vermelho.

Sistema operacional
O sistema operacional do Samsung Star TV é proprietário e tem uma inicialização rápida – cerca de quinze segundos. Ele tem uma homescreen móvel, como nos aparelhos com sistema operacional Android, mas possui três telas, ao invés de cinco. É possível adicionar widgets, atalhos e pastas à sua Área de Trabalho, tornando ainda mais acessíveis seus programas e funções favoritos.

São dois menus para o usuário. O Menu Principal traz as funções básicas do telefone e opções de modo mais geral, como lista de chamadas, contatos, música, ícones da operadora, mensagens, arquivos e configurações.

O segundo menu traz ferramentas, comunicações e funções de multimídia, com atalhos mais específicos. A primeira tela tem opções como calendário, bloco de notas, tarefas, calculadora, conversor de unidades, Bluetooth, cronômetro e dicionário.Samsung Star TV

Ao mover a tela para a esquerda, você cai no menu de comunicações, com todos os atalhos para as principais redes sociais da internet e funções voltadas para a interatividade. Já o menu da direita traz MP3 player, rádio FM, jogos e aplicativos, gravador de voz, leitor de RSS e um atalho para suas imagens e vídeos gravados da TV.

Jogos

O Samsung Star TV tem quatro jogos em Java já instalados. O primeiro deles é interessante: dois dados para você jogar. Um aplicativo simples, mas que pode ser útil para aquele jogo de tabuleiro antigo e já sem dados.

Além disso, temos um jogo de Sudoku e outro para estourar bolhas. O jogo de corrida – OutRun – deixa muito a desejar, pois foi desenvolvido para aparelhos com teclado físico e necessita de um teclado virtual para ser jogado.

Música

O MP3 player do Samsung Star TV é um atrativo à parte. A biblioteca musical é ricamente organizada com imagens dos álbuns, além de opções como as músicas mais tocadas e suas listas de reprodução favoritas.

Outras funções são a identificação de músicas, caso seu arquivo esteja sem nome e imagem, e também cinco opções de configuração de reprodução, ajustando-se ao seu estilo de música favorito.

Interatividade sem internet?
O aparelho Star TV foi pensado para trazer total interatividade ao seu usuário. No entanto, ele deixa muito a desejar. Sua compatibilidade positiva com redes sociais como Myspace, Facebook, YouTube, Flickr, Photobucket e Picasa - além de funções de compartilhamento de imagem e leitor para RSS - fica completamente apagada por conta da deficiência na hora da conexão.

A Samsung trouxe todos os ícones e funções de compatibilidade, mas não deu ao Star TV conectividade Wi-Fi ou 3G. Ou seja, para usufruir de todas essas funções é necessário fazer a conexão via WAP, uma opção cara e lenta. Ou então, adotar o plano de dados da sua operadora.

TV
Com certeza, a captura de sinal para TV digital é a principal característica deste aparelho. Aos poucos, as redes de TV do Brasil estão fazendo a transição para a transmissão digital, e cada vez mais canais estarão disponíveis na palma da sua mão.Samsung Star TV

O número de canais que podem ser assistidos depende da região, mas as principais emissoras já estão equipadas com transmissão digital. Você pode salvar seus canais favoritos, fazer gravações em formato MPEG4 e capturar imagens do que estiver assistindo.

Existe uma antena para melhorar a captação da imagem, mas mesmo que ela não esteja esticada a visualização é muito boa. A antena fica no lado direito superior, mas é um tanto quanto frágil, é preciso cuidado na hora de movimentá-la.

Câmera Digital
Imagem teste da câmera digital do Samsung Star TVA câmera digital de 3.2 megapixels do Samsung Star TV é super básica. Como não tem autofoco, é difícil tirar fotos de objetos muito pequenos ou imagens em movimento. Você ainda conta com um zoom de 2x e é possível fazer pequenos vídeos. Outra função da câmera do Star TV é a detecção de rostos, para otimização da imagem, e o disparo automático com “Smile Shot”.

Você pode adicionar efeitos e filtros à sua foto, além de cortá-la ou redimensioná-la diretamente no seu aparelho. Também é possível inserir desenho, molduras e texto. Observe na imagem ao lado como as cores das fotos ficam um pouco apagadas. O Samsung Star TV não é indicado para quem quer uma câmera digital de alta qualidade no aparelho, mas ela serve como um bom quebra-galho.

Preço $
O preço do aparelho varia entre R$ 649 até R$ 999. Vale lembrar que este valor depende bastante da operadora e se é o aparelho desbloqueado ou não. Dependendo do plano de telefonia que você escolher, o valor do Samsung Star TV pode ser ainda mais baixo. Também não podemos esquecer que o aparelho foi lançado há menos de seis meses, o que significa que, em breve, podemos esperar uma baixa nos preços.

Vale a pena?
Samsung Star TVPara responder a essa pergunta é necessário que você pense para que mais utiliza o celular. Caso seja para acessar a internet e interagir com as principais redes sociais, o Samsung Star TV deixa muito a desejar por não oferecer conexão Wi-Fi ou 3G, fazendo com que você seja escravo do WAP ou do seu plano de dados.

Por outro lado, o aparelho tem um tamanho reduzido, cabendo confortavelmente no seu bolso, mas ainda assim com uma tela ampla e de boa visualização. O Star TV oferece todas as funções básicas - MP3 player, uma câmera digital, SMS, MMS e email - mas sua grande característica é a TV digital.

Se você quer acompanhar seus programas favoritos a qualquer hora, o Samsung Star TV é o aparelho mais indicado. Simples, bonito e funcional – e com um preço que vai agradar a muitos consumidores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.