Samsung apresenta primeiro módulo RAM de 8 GB LPDDR4 mobile de 10 nm

1 min de leitura
Imagem de: Samsung apresenta primeiro módulo RAM de 8 GB LPDDR4 mobile de 10 nm

A Samsung anunciou hoje (20) por meio de um comunicado oficial à imprensa que está lançando um novo módulo de memória RAM LPDDR4 com baixo consumo de energia e 8 GB de capacidade. Ele é construído no processo litográfico de 10 nanômetros, sendo assim o primeiro produto de sua classe a ser lançado comercialmente no mundo. A Samsung espera que o módulo já esteja disponível em smartphones e tablets de alto desempenho em 2017.

O primeiro produto de sua classe a ser lançado comercialmente no mundo

“O advento da nossa poderosa solução de DRAM mobile com 8 GB vai permitir a criação aparelhos top de linha mobile mais poderosos na próxima geração ao redor do mundo. Vamos continuar providenciando soluções avançadas em memória oferecendo os maiores valores e benefícios de ponta a fim de atender as necessidades crescentes de aparelhos que possuem sistemas de câmera dupla, funções de vídeo em 4K e de realidade virtual”, disse o responsável pelo setor de vendas de memórias na Samsung, Joo Sun Choi.

Pode parecer um verdadeiro exagero criar um módulo de memória tão pequeno e poderoso como esse, mas a Samsung já está pensando estrategicamente em um futuro no qual aplicações de realidade virtual, como o Daydream da Google, vão exigir muito mais do hardware de smartphones e tablets.

Novo módulo de memória LPDDR4 de 8 GB em 10 nm da Samsung

Poderosa mesmo!

A fabricante ainda destacou que sua nova memória é cerca de duas vezes mais rápida que a média das RAMs DDR4 usadas em PCs atualmente, o que é realmente impressionante.

Dobra a capacidade e diminui pela metade o tamanho do chip ao passo que o consumo de energia continua o mesmo

A Empresa comentou que esse módulo consome basicamente a mesma quantidade de energia necessária atualmente para um de 4 GB de 20 nm. Ou seja, utilizando o processo de fabricação em 10 nm, a empresa consegue dobrar a capacidade e diminuir pela metade o tamanho do chip ao passo que o consumo de energia continua o mesmo.

O módulo em si mede 15 x 15 x 1 mm, o que o torna compacto, especialmente na última dimensão, que é a espessura. Como ainda não temos tablets que editam vídeo em 4K ou muitos smartphones capazes de rodar games avançados em VR, talvez esse novo produto da Samsung ainda seja um pouco exagerado para o mercado. Contudo, isso deve mudar em algum tempo.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.