Será? Samsung sonha com lentes de contato inteligentes para o futuro

1 min de leitura
Imagem de: Será? Samsung sonha com lentes de contato inteligentes para o futuro
Imagem: Shutterstock

O Google Glass parece ter sido apresentado e lançado cedo demais: era uma grande ideia e uma tecnologia incrível não foi tão bem aplicada. Por conta de obstáculos, que incluiam a baixa acessibilidade ao público, ele deve cair no esquecimento em breve — e a Samsung pode ser a próxima a tentar algo parecido.

O site Sam Mobile descobriu que a fabricante sul-coreana possui uma patente para construir um par de lentes de contato inteligente. Elas teriam uma tela OLED para exibir conteúdos direto na sua visão, além de uma câmera embutida e uma antena para conectividade WiFi.

Para isso funcionar, seria necessário parear com um dispositivo externo, como um smartphone. Os sensores que detectam movimentos seriam ativados com piscadas. A patente cita que óculos inteligentes, como o Google Glass, são limitados pela qualidade de imagem — as lentes de contato podem trazer até realidade virtual em maior naturalidade. A questão da privacidade também é levada em conta, já que esse novo produto chamaria bem menos atenção.

É possível?

Não há como saber se, com as tecnologias atuais, a Samsung de fato consegue embutir tantos complementos em algo tão pequeno quanto uma lente de contato. Além disso, o registro de patente não significa que um produto assim será comercializado, mas sim que a propriedade intelectual está garantida para a marca. De qualquer forma, a existência do registro é ao menos um indicativo de que essa é uma possibilidade enxergada pelo mercado no futuro.

Você usaria um par de lentes de contato inteligentes? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.