Review: câmera Samsung Smart Camera ST2014F

9 min de leitura
Imagem de: Review: câmera Samsung Smart Camera ST2014F

A ST2014F é uma câmera compacta e bem leve da Samsung para quem gosta de aparelhos práticos, mas sem perder a qualidade. Com ela, você pode desfrutar de modos criativos de disparo, filtros para editar as suas imagens rapidamente, conexão WiFi e outras funcionalidades interessantes.

As smart cameras dessa marca não são mais novidade, já que a Samsung tem apostado em máquinas fotográficas digitais inteligentes há algum tempo. O que faz então com que essa câmera se destaque?

Molduras de futebol, um visual com detalhes da seleção brasileira, conexão WiFi embutida e vários modos de disparo ajudam a chamar a atenção tanto para o modelo ST2014F quanto para outros similares, como o DV2014F, que também é um produto especial para a Copa do Mundo. As especificações deste modelo são:

  • Número de megapixels efetivos: 16.2;
  • Sensor CCD de 1/2.33 polegadas;
  • Armazenamento máximo: cartão micro SD de até 2 GB, cartão micro SDHC de até 32 GB e cartão micro SDXC de até 64 GB;
  • Qualidade máxima de gravação de vídeo: 720p (HD);
  • Lentes: Samsung com zoom óptico de 5x;
  • ISO: Auto, ISO 100 / 200 / 400 / 800 / 1600 / 3200;
  • Abertura mínima/máxima: F2.5/F6.3;
  • Modo panorâmico;
  • Molduras de futebol;
  • Visor: LCD traseiro de 2.7";
  • Bateria de íon-lítio BP70A;
  • Dimensões aproximadas: 94,4 x 57,95 x 17,7 mm;
  • Peso: aproximadamente 112 g sem a bateria;
  • Preço aproximado: entre R$ 265 e R$ 390.

Essas câmeras são pequenas e leves, ótimas para levar para o estádio de futebol, e podem ser usadas em praticamente qualquer situação que exija uma máquina digital boa, mas não necessariamente uma câmera profissional ou mais avançada.

Confira nessa análise o que nós achamos deste aparelho, saiba o que ele tem de melhor e o que poderia ser melhorado. Dessa forma, você pode julgar se vale a pena comprar a ST2014F da Samsung ou se é melhor procurar mais para achar a companheira perfeita para carregar sempre na bolsa.

#VaiTerCopa

Se você gosta de futebol e não vê a hora de a Copa do Mundo chegar, essa câmera tem alguns destaques bem interessantes que vão agradar. O visual dela já indica que existe algo de especial neste aparelho: o escudo da CBF está estampado na parte da frente e a fita de segurança, para prender no braço, é verde e amarela.

Apesar de serem detalhes visuais pequenos, isso combinou muito bem com a câmera e certamente é um atrativo se você está buscando um aparelho desses para levar ao estádio. Porém, o melhor está por dentro: como é uma máquina feita especialmente para a Copa, ela possui um modo de disparo especial para jogos de futebol (e que pode ser usado com outros esportes também).

Esse modo é interessante, pois ele prioriza o tempo de disparo curto, abrindo bastante o diafragma da câmera. Isto é, as chances de você conseguir capturar os jogadores nítidos — e não apenas borrões — são bem maiores, mesmo que eles estejam em movimento.

Se você não for ao estádio, mas mesmo assim quiser se divertir, as molduras de futebol são outro destaque que vale muito a pena nessa câmera: são recortes de jogadores em movimento, comemorando, no meio de jogadas ou com o time quase completo — que você pode ajustar para que pareça que você está no meio deles.

Isso é muito divertido e é possível fazer montagens com outras pessoas em uma partida no seu quintal ou se divertir encaixando os jogadores em cenas cotidianas. Este recurso da câmera é a oportunidade que faltava para permitir que você e seus amigos tirem uma fotografia com os jogadores de futebol da seleção brasileira — ou quase isso.

As cenas e os filtros são muito interessantes

Assim como já foi comentado em outras análises de smart cameras da Samsung, elas possuem vários recursos interessantes que são padrão na maior parte dos modelos. Por exemplo, as cenas e os filtros podem ser aplicados antes ou depois do disparo, um ponto que você com certeza precisa ficar de olho na hora de escolher a sua próxima máquina fotográfica.

As cenas são configurações da câmera que servem para fotografar determinados tipos de paisagem, como neve e areia — que são muito claras e precisam de ajustes para não estourar o branco — ou um pôr do sol, que ganha tons mais quentes para que você tire fotografias no estilo “Golden Hour”. Nessa câmera, essas ferramentas existem e funcionam muito bem.

Já os filtros são mais artísticos. Isto é, você pode decorar as suas imagens com uma textura diferente ou até deixá-las parecendo que foram tiradas por uma lente olho de peixe (fisheye). A qualidade desses efeitos é interessante e a maior parte deles pode ser usada no dia a dia, antes ou depois de tirar as fotos.

O problema aqui é a falta de organização dos menus, que acaba deixando os efeitos muito espalhados. Por exemplo, em uma tela do menu está o botão de cenas e em outra existem vários modos diferentes, além do grupo de filtros, tornando tudo mais confuso para quem vai usar.

Esses modos (por exemplo: Foto Dividida, Beauty Shot, Foto em movimento, Foto Zoom etc.) poderiam estar junto com as cenas, e não espalhados, o que faria bem mais sentido. Este modo "Foto Zoom", por exemplo, é uma espécie de macro, mas é bem ruim e um exemplo de ponto fraco da câmera: é praticamente impossível capturar um detalhe menor usando essas lentes, que são melhores para objetos grandes e distantes.

Conexão WiFi para enviar as fotos para o Facebook

Esse ponto é bem positivo, sendo uma de suas principais vantagens: a ST2014F é totalmente adaptada para ser uma câmera express. Isto é, você não precisa de outros aparelhos para conseguir editar e compartilhar a sua fotografia — basta ter uma conexão WiFi por perto e então é possível enviar fotos e vídeos para o email ou compartilhar no Facebook, YouTube, Picasa e SkyDrive.

A velocidade depende da sua conexão, é claro, mas o software da câmera também ajuda: ele carrega as imagens rapidamente e o envio em si é bastante prático. Essa é uma função bastante inicial ainda, no entanto já que é possível apenas enviar os arquivos, e não acessar os serviços e as redes sociais completamente.

Por não possuir uma tela de toque, pode ser demorado digitar o login, a senha e os comentários para as fotos, mas isso não chega a ser um problema real, já que a praticidade de não precisar usar outro equipamento para postar a sua foto na internet compensa. Não é possível visualizar o resultado ou mesmo apagar a foto pela câmera, apenas enviar e torcer pelo melhor.

É preciso configurar apenas um detalhe antes de enviar imagens para o Facebook: a primeira vez que você fizer isso, o aparelho cria automaticamente um álbum para a sua câmera, mas ele é compartilhado apenas com você mesmo. Configure uma vez o álbum como público e todas as outras fotos postadas por este dispositivo vão aparecer diretamente para os seus amigos.

A qualidade das imagens é boa

Esse ponto é um pouco controverso, já que, quando se fala de qualidade de imagem, é preciso levar em conta o tipo de câmera que você está analisando. Não é possível comparar uma compacta com uma profissional, portanto não espere que a ST2014F tenha o mesmo desempenho e resultado do que uma dSLR, por exemplo, porque isso não acontece.

Porém, para uma compacta de baixo custo, essa máquina fotográfica é realmente muito boa, conseguindo capturar fotografias excelentes de vários tamanhos e formatos. As cores e a nitidez da imagem — dois pontos que pesam bastante para ver se a máquina consegue entregar resultados de qualidade — passaram com louvor no nosso teste.

O que isso quer dizer? Se você for comparar as imagens com fotografias feitas com outras câmeras na mesma faixa de preço, ou mesmo com fotos feitas com um celular simples, a Samsung ST2014F vai apresentar resultados melhores do que a maior parte delas.

No entanto, se você tiver um bom aparelho telefônico, como um iPhone, um Nexus ou mesmo um Galaxy S4 ou S5, pode ser inútil comprar mais um gadget, já que esses celulares possuem câmeras excelentes e que rivalizam perfeitamente com essa nos quesitos qualidade de imagem e opções adicionais.

Disparo pelo celular e conexão com a TV

Se você quiser ter mais opções ainda para a sua câmera, que tal controlá-la pelo smartphone? Ou, se o objetivo for mostrar as imagens em tamanho grande, por que não mostrá-las na TV? Tudo isso a ST2014F faz sem utilizar cabos, bastando que os aparelhos estejam conectados à mesma rede e que uma pequena configuração seja feita. Tudo não leva mais do que cinco minutos e é extreamente fácil — qualquer pessoa pode fazer.

Para o smartphone, a fabricante juntou os aplicativos que existiam em um só, disponível para o Android e iOS, o Samsung SMART CAMERA app, que permite que você controle a câmera de longe, usando o telefone ou tablet e passe o conteúdo para ser mostrado em outra tela. Certamente essa é uma grande vantagem para quem gosta de manter os aparelhos sempre conectados com a menor quantidade de fios possível, e agora pode ser usada em apenas um app.

Bateria removível, porém sem carregador

Seguindo uma tendência atual, a bateria pode ser carregada diretamente na câmera. No caso desse aparelho, ela junta duas características diferentes e tem pontos positivos e negativos. Por exemplo, do lado bom está o fato de poder carregar usando um cabo USB, principalmente se você já tem outro aparelho da Samgung, já que será preciso levar apenas um carregador.

O problema é que a bateria é removível, o que não faz sentido sem um carregador externo (ele não vem junto com a câmera e não existe para comprar no site da fabricante). Seria muito interessante que um aparelho para fazer a carga externa viesse junto, neste caso, já que poderia agilizar o uso da máquina se você tivesse mais do que uma bateria.

Vale a pena?

Responder essa pergunta com um sim ou um não é algo complicado, já que ao comprar uma máquina fotográfica você precisa ter em mente qual é o propósito dela. Se o objetivo principal da compra desse gadget for levá-lo ao estádio na Copa ou mesmo fotografar o dia a dia de modo casual, não é preciso um aparelho poderoso, então sim, ela vale a pena.

O seu preço está em uma faixa completamente acessível, uma média de aproximadamente 350 reais, variando para mais ou para menos, dependendo da loja. Isto é, por bem menos de 400 reais você leva um aparelho com filtros integrados, conexão WiFi e muitas outras facilidades, além de um visual bonito e o peso ideal para carregar na bolsa.

Os pontos negativos dela, entanto, podem  pesar um pouco. Por exemplo, na mesma faixa de preço existe a DV2014F, que é praticamente igual a esta, porém traz um visor frontal para selfies e com opções para fotografar grupos e crianças. Além disso, se você gosta de tirar fotos bem de perto, pode esquecer esses dois modelos: o macro dessas câmeras não é bom, já que são máquinas pensadas para fotografar de longe — como em uma partida de futebol.

Quem precisa de uma câmera ágil, com funções criativas e conectividade com o PC e o celular vai gostar da ST2014F. Essa não é, definitivamente, uma câmera para quem deseja fotografar profissionalmente ou, pelo menos, tirar fotos para serem usadas fora dos álbuns de família e redes sociais. No entanto, para quem quer apenas registrar os momentos com os amigos, essa é uma ótima opção de gadget.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.