Review: fone de ouvido Samsung Level On Wireless

7 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Samsung Level On Wireless

Em meados de 2014, a Samsung anunciou sua entrada no mercado de fones de ouvido premium com o lançamento da linha Level, contando com os dispositivos Level Over, On e Box. Com muita qualidade e alguns recursos interessantes, os aparelhos foram bem recebidos mesmo com seu preço relativamente salgado, o que levou a fabricante coreana a desenvolver mais algumas adições à família de acessórios auditivos.

Entre essas novidades está o Level On Wireless, um fone de ouvido on-ear que une o formato e poder do seu antecessor à conectividade Bluetooth e comandos por toque que antes eram exclusivos do seu irmão mais parrudo, o Level Over. Podendo ser usado tanto sem fio quanto por meio de um cabo P2 comum incluso na embalagem, o fone promete ser ideal para quem procura qualidade, conforto, estilo e praticidade.

Mas será que a Samsung conseguiu realmente unir o melhor dos dois produtos anteriores em um só? As funcionalidades adicionais verdadeiramente impactam a experiência do usuário o suficiente para fazer valer o alto preço do equipamento? Esses e outros detalhes você pode conferir nesta análise do TecMundo.

Especificações técnicas do Level On Wireless

O que vem no pacote

Junto ao fone de ouvido, a embalagem do Level On Wireless inclui alguns acessórios importantes para a utilização do produto. Entre eles, o mais importante é o cabo de recarga do aparelho, que possui uma conexão USB comum em uma ponta e uma micro USB na outra para se ligar ao acessório. Somando-se a isso está um cabo P2 de 3,5 mm, que permite usar o aparelho sem consumir sua bateria e ligá-lo a dispositivos sem Bluetooth.

Como a versão final dos cabos ainda não estava pronta quando a Samsung nos enviou o Level On para análise, tivemos acesso apenas a uma versão provisória desses fios. Ainda que a variação que recebemos do P2 contasse com controles físicos para reproduzir e pausar músicas, alterar o volume e atender chamadas, essas teclas acabaram não funcionando em nossos testes, o que pode significar que elas só podem ser utilizadas com celulares da fabricante coreana.

Outra adição ao pacote é um case especial para transporte do fone, que serve para proteger o acessório e inclui uma reentrância interna para guardar os cabos. O Level On também vem com um manual simplificado que ensina de forma rápida como usar as principais funções do produto. Por fim, os usuários podem baixar o app grátis Samsung Level para seus smartphones e tablets na Google Play, permitindo controlar as configurações de som do equipamento e outras funções.

Design e conforto

O visual do aparelho possui um estilo simples, mas belo, e conta com cores que agradam desde aqueles que gostam de algo mais discreto, como o azul marinho (quase preto) e o branco, ou chamativo, em outro tom de azul ou vermelho. O estofado das caixas de som cobre bem as orelhas e, somado ao Cancelamento Ativo de Ruídos (ANC, na sigla em inglês), garante um bom isolamento sonoro, além de permitir ouvir suas músicas em um volume mais baixo sem problemas.

Ainda que tenha uma estrutura feita de plástico e almofadas feitas de um material que imita o couro, o Level On Wireless é resistente e flexível o suficiente para se posicionar confortavelmente no lugar, podendo ser ajustado a todos os tamanhos de cabeça. A sensação que fica é a de que o acessório é bastante durável, mas o fato de as espumas não serem removíveis pode dificultar o reparo caso se desgastem ou rasguem.

Como todo fone que cobre completamente as orelhas, o Level On Wireless pode acabar incomodando um pouco aqueles que possuem orelhas sensíveis após algumas horas de uso devido ao aquecimento da região. No entanto, o material garante que o efeito seja minimizado e o desconforto foi mínimo mesmo após mais de uma hora de exercícios com o acessório em uma academia. A capacidade de dobrar o produto facilita o transporte quando ele não estiver em uso.

Também vale ressaltar que o fone se manteve firme no lugar mesmo durante atividades mais intensas, como corridas e abdominais no solo, e que bastou secar o equipamento após o uso para evitar odores desagradáveis nas almofadas. Nesse sentido, o material plástico facilita a limpeza, desde que seja tomado cuidado para não desgastar indevidamente as partes de tecido ou acabar molhando os componentes eletrônicos.

Praticidade dos toques

Quando o dispositivo está conectado a outro aparelho via Bluetooth, sua lateral direita passa a funcionar como um painel sensível a toques, permitindo controlar reprodução e pausa de músicas e volume e até mesmo atender ou rejeitar chamadas. Os comandos são simples e podem ser aprendidos em segundos – além de serem explicados tanto no manual físico quanto no app Samsung Level.

A troca de músicas e a alteração de volumes dependem de movimentos de deslizamento, enquanto a pausa, reprodução e atendimento de chamadas são comandados por toques duplos. Essa configuração de controles torna a utilização do aparelho mais prática, eliminando a necessidade de abrir o dispositivo pareado e diminuindo a probabilidade de comandos acidentais.

Mesmo sem uma haste visível, os seis microfones embutidos no Level On Wireless garantem que você seja ouvido em alto e bom som por quem tiver te ligado. Caso você queira rejeitar uma chamada, no entanto, basta pressionar a área sensível ao toque por alguns segundos. Por fim, quem utilizar o fone junto a um smartphone da própria Samsung também poderá aproveitar os recursos do S Voice por meio do acessório.

Áudio como você preferir

A fabricante se esforçou ao máximo para que o Level On Wireless reproduza sons ricos e equilibrados, mas também seja customizável o suficiente para agradar quem prefere um tipo ou outro de áudio. Trabalhando bem com tons agudos, graves e medianos, o aparelho permite que você aproveite bem todos os aspectos das suas músicas favoritas, seja lá qual for seu estilo favorito.

Ainda assim, aqueles que quiserem configurações de áudio mais voltadas para determinados tipos de som podem atingir o resultado desejado por meio do recurso SoundAlive presente no aplicativo Samsung Level. Utilizando o app, é possível alterar alguns elementos básicos por meio de configurações predeterminadas ou então mover barras mais complexas para equalizar o som de acordo com sua preferência.

Com essas funções, o Level On Wireless se mostra uma boa pedida para aproveitar o máximo de cada estilo musical, seja você um fã de rock, pop, jazz, techno, música clássica ou qualquer outra vertente. O aparelho não apresentou distorções sonoras mesmo em volumes mais intensos, que podem chegar a causar vazamentos de áudio e, caso você não seja cuidadoso, incomodar quem estiver perto – além de poder acabar te ensurdecendo de pouco em pouco.

Vale ressaltar ainda que o dispositivo conta com a função Sound Sharing, que permite integrar várias unidades do Level One Wireless para que toquem as mesmas músicas simultaneamente. A única questão que fica é a real utilidade desse recurso no Brasil, já que o preço elevado do fone torna improvável o acúmulo de muitos deles em um lugar só.

Vale a pena?

A Samsung certamente fez a lição de casa na hora de criar o Level On Wireless, desenvolvendo um produto capaz de entregar boa qualidade sonora, conforto e recursos que tornam sua experiência de uso muito confortável e agradável. Os controles por toque foram bem trabalhados e funcionam como o esperado, evitando trocas de músicas e pausas acidentais que poderiam acabar incomodando os usuários.

Buscando sons equilibrados, o fone de ouvido consegue reproduzir todos os detalhes das músicas sem dar mais destaque para tonalidades específicas. Ainda assim, os fãs de uma boa batida grave ou de sons agudos podem personalizar a experiência sonora. Outra função é verificar o nível da bateria do equipamento por meio dos recursos de equalização presentes no app Samsung Level, disponível gratuitamente na Google Play.

Por trabalhar tanto com cabos inclusos no pacote quanto por meio do Bluetooth, o acessório se torna bastante versátil e pode ser utilizado com praticamente qualquer eletrônico disponível no mercado. Ainda assim, é preciso torcer para que a versão final do cabo P2 venha com controles capazes de funcionar em qualquer aparelho, e não somente nos celulares da Samsung.

Considerando todos os fatores, o Level On Wireless é um fone de ouvido on-ear de grande qualidade. Com praticidade e bom som, o aparelho consegue unir o melhor dos seus dois antepassados, o primeiro Level On e o grandalhão Level Over. No entanto, o preço final do acessório – R$ 1.399 – o torna bastante proibitivo para a realidade brasileira, fazendo dele um produto recomendado apenas para a pequena parcela da população que tem dinheiro de sobra.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.