Review: smartwatch Samsung Gear S2 [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: smartwatch Samsung Gear S2 [vídeo]

A Samsung finalmente cedeu e decidiu criar um smartwatch com formato circular. O Gear S2 é a segunda geração do relógio inteligente da sul-coreana, uma opção com novidades interessantes em relação ao seu antecessor, mas que possui um preço um pouco desanimador para o mercado nacional.

Além do aspecto visual, diversas funcionalidades do sistema operacional baseado no Tizen foram desenvolvidas para trabalhar com a moldura circular, a principal novidade desse smartwatch. Botões físicos complementam as ações do relógio, que ainda é equipado com um belo display Super AMOLED de ótima qualidade. Vamos ver como o Gear S2 se saiu em nossa análise?

Especificações técnicas do Samsung Gear S2.

Especificações técnicas do Samsung Gear S2

  • Sistema operacional: Tizen OS
  • Tela: Super AMOLED de 1,2 polegada
  • Resolução da tela: 360x360 pixels
  • Densidade de pixels: 302 ppi
  • CPU: dual-core de 1 GHz
  • Memória RAM: 512 MB
  • Armazenamento interno: 4 GB
  • Bateria: 250 mAh
  • Conectividade: Bluetooth 4.1, WiFi, NFC e GPS (A-GPS)
  • Sensores: acelerômetro, pedômetro, giroscópio, monitor cardíaco, barômetro e luz ambiente
  • Dimensões: 42,3 mm (altura) x 49,9 mm (largura)
  • Espessura: 11,4 mm
  • Peso: 51 gramas
  • Extras: certificação IP68 (resistência à água e poeira)
  • Preço de lançamento: R$ 1.899 (sport) e R$ 2.099 (classic)

Samsung Gear S2.

A segunda geração do Gear S trouxe um design mais familiar para os consumidores. Em vez de herdar o formato que acompanha o pulso – construção que estava presente no antecessor –, o Gear S2 apostou no tradicional design circular encontrado normalmente nos acessórios dessa categoria.

Essa não é exatamente uma novidade para o mercado, já que opções como o Moto 360 e o LG Watch Urbane já apresentam esse visual. Contudo, o Gear S2 traz como destaque em relação aos concorrentes uma interessante moldura circular, que ajuda na navegação pela interface e fornece uma série de novas opções para os usuários e desenvolvedores de apps para esse sistema.

Samsung Gear S2.

O relógio inteligente da Samsung ainda conta com dois botões físicos, um com a função de "voltar" e outro que funciona como "Home". Além disso, o Gear S2 é construído em aço inoxidávele é resistente a água e poeira, uma característica praticamente indispensável para essa categoria de aparelhos.

Personalização

No Brasil, o Gear S2 está disponível em dois formatos diferentes: clássico (classic) e esportivo (sport). A opção clássica é mais refinada, apresentando um design sofisticado – especialmente na moldura circular, que conta com uma bela textura – com uma pulseira de couro. Já o modelo esportivo, que utilizamos em nossa análise, traz pulseira em silicone intercambiável, podendo ser trocada caso necessário ou conforme o gosto do usuário.

Samsung Gear S2.

Tela

A Samsung manteve a qualidade na segunda geração, equipando o Gear S2 com uma bela tela Super AMOLED, um dos principais destaques do dispositivo. Além de oferecer uma ótima qualidade de imagem, principalmente quando há cores pretas ou mais escuras, a tecnologia ainda garante uma boa economia de energia, sendo um dos fatores que garante a vida útil de uma carga cheia por até um dia e meio.

A variedade de faces personalizadas – os mostradores do relógio – é outra vantagem para quem gosta de modificar a cara do smartwatch. São várias opções disponíveis e muitas outras ainda podem ser baixadas. A sensibilidade do pequeno display também é muito boa, e o ajuste de brilho dá conta da visualização da tela sob luz forte.

Samsung Gear S2.

Interface

A versão do Tizen utilizada pela Samsung é um dos maiores destaques do Gear S2. Ela foi especialmente desenvolvida para trabalhar com a moldura circular, oferecendo uma navegação intuitiva e bem rápida. Assim como acontece em alguns sistemas operacionais móveis, esse relógio também possui uma área que concentra os aplicativos, facilitando a busca em meio às opções disponíveis.

Há uma grande variedade de widgets disponíveis – e muitos outros podem ser baixados –, e vários aplicativos conseguem aproveitar as notificações exibidas através do smartwatch. Porém, a variedade de apps na loja da Samsung ainda não é muito grande, limitando-se a mais mostradores ou apps bem básicos.

Samsung Gear S2.

Desempenho

O Gear S2 realiza com tranquilidade todas as atividades propostas. O hardware que o equipa dá conta do recado, sem proporcionar lentidão ou atrasos na interface ou em aplicativos que estejam rodando. Em nossos testes, o contador de passos foi bastante preciso, e é muito fácil acompanhar as atividades físicas com a ajuda desse relógio através do S Health.

Podemos dizer o mesmo sobre o sensor de batimentos cardíacos, que funciona com bastante qualidade. Como uma central de notificações, o Gear S2 também atende com qualidade a demanda, avisando de forma precisa quando mensagens chegam ao aparelho sincronizado.

Samsung Gear S2.

Outra vantagem é a compatibilidade com vários aparelhos, já que agora não é mais necessário conectar o relógio com um smartphone da Samsung. A lista de compatibilidade ainda não é muito extensa, mas tende a crescer à medida que a sul-coreana habilite mais dispositivos. A conexão através do Bluetooth em diversos aparelhos é fácil e rápida de ser realizada, exigindo apenas o app Samsung Gear.

Bateria

Apesar de ainda estar longe do ideal, o Gear S2 cumpre o prometido e aguenta com tranquilidade um dia e meio longe das tomadas. Diferente de seu antecessor, o carregamento agora funciona por indução, dispensando a necessidade de conectar fios ao relógio.

Samsung Gear S2.

Porém, a base carregadora infelizmente é indispensável, um problema nada agradável para quem precisa de uma carga rápida e está sem o acessório. Pelo menos o carregamento é bem rápido. Em pouco mais de uma hora, o Gear S2 encheu 100% da bateria.

Vale a pena?

O Gear S2 é uma excelente opção diante de alguns modelos equipados com Android Wear. Com a expansão da compatibilidade, esse relógio se torna um concorrente ainda mais forte. Porém, pagar o preço de um aparelho top de linha em um relógio não é um luxo para qualquer consumidor.

Samsung Gear S2.

O custo alto não é uma exclusividade do Gear S2, mas há modelos com o SO da Google com as mesmas funcionalidades que custam pelo menos a metade do preço. Pelo valor cobrado, é difícil justificar o investimento nesse aparelho.

Análise Samsung Gear S2: confira o que achamos do novo relógio inteligente da sul-coreana. Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.