Manual com todos recursos do Galaxy S8 vaza antes do evento de anúncio

6 min de leitura
Imagem de: Manual com todos recursos do Galaxy S8 vaza antes do evento de anúncio
Imagem: Forbes

O anúncio oficial da família Galaxy S8 vai ser feito oficialmente nesta quarta-feira (29), em um evento cheio de pompa realizado pela Samsung em Nova York. Isso quer dizer que os vazamentos a respeito dos novos celulares top de linha da marca acabaram, certo? Nada disso! Isso porque, no final da última terça-feira (28), a própria sul-coreana deu um spoiler monstruoso de seus lançamentos ao postar na página de suporte da empresa um guia do usuário detalhando todas as funções dos gadgets.

Eventualmente, esse “vacilo” foi corrigido e o link recebeu uma proteção via password, mas, antes que isso fosse feito, uma série de internautas e portais de tecnologia destrincharam todo o conteúdo do documento. Um detalhe interessante é que o material publicado pela companhia não parecia estar finalizado, uma vez que, em diversos pontos, o manual se referia ao aparelho como Galaxy S7 Edge, e não Galaxy S8 ou S8 Plus. No entanto, menções à Bixby e a outras funções exclusivas da nova linha deixam claro quem são os alvos do PDF.

Galaxy S8

O conteúdo originalmente foi separado em temas principais como Infinity Display (Tela Infinita), Intelligent Life (Vida Inteligente), Security (Segurança) e Camera (Câmera), além de abordar outros recursos extras adicionados ao pacote pela Samsung. Sem mais delongas, confira abaixo uma listagem bem extensiva do que os novos celulares da marca muito provavelmente vão trazer ao mercado a partir do mês de abril:

Infinity Display (Tela Infinita)

  • Tela always-on: um item que já fazia parte da leva de rumores a respeito da família S8 e que deve estampar uma série de informações como nível de bateria, hora e calendário mesmo quando o display estiver inativo.
  • Multijanela: da mesma forma como ocorre há algum tempo nos celulares da LG, os novos Galaxy poderão rodar dois aplicativos simultaneamente na mesma tela, sem que seja preciso alternar entre eles. Também é possível fixar um app na parte superior do display e usar a parte de baixo para outras atividades.
  • Edge Screen: levando o conceito da linha Edge a um novo patamar, o S8 e o S8 Plus vão contar com uma série de painéis e atalhos na borda do display, dando acesso rápido às funções mais usada no celular. Com isso, também é possível ativar a captura e o compartilhamento de qualquer conteúdo sendo exibido no celular.

Intelligent Life (Vida Inteligente)

  • Hello Bixby: uma central dedicada à assistente virtual da Samsung condensa informações atualizadas de itens como clima, lembretes e alarmes. A IA também monitora seus padrões de uso do celular para sugerir dados, apps e funções – tudo baseado no seu perfil.
  • Bixby Vision: misturando recursos do Word Lens com ferramentas cognitivas de reconhecimento de objetos, essa função age como um buscador de imagens avançado. Registre ambientes ou itens com a câmera do celular para que o Bixby Vision procure por produtos ou lugares semelhantes aos clicados. De quebra, o brinquedinho também consegue traduzir qualquer texto detectado em tempo real.
  • Reminder: agende notificações e crie listas de tarefas de um jeito simples e prático. Também deve ser possível adicionar lembretes baseados em localização ou com base em vídeos, fotos e páginas na internet.
  • Bixby: apesar de todos os recursos, a principal característica dessa nova ferramenta da Samsung é mesmo a de ser uma assistente inteligente de voz que ajuda o usuário a utilizar mais facilmente o dispositivo. Aperte uma tecla dedicada à função ou diga “Bixby” para começar a usar o serviço. Seja por interação via voz ou texto, a ideia é que a assistente virtual responda às suas dúvidas ou mostre as informações que você precisa rapidamente.

Recursos não vão faltar nos novos aparelhos da Samsung

Security (Segurança)

  • Reconhecimento de íris: como já era esperado, esse recurso estará presente na família S8 e vai usar características únicas da sua íris – como formato e padrões – para desbloquear seu aparelho, verificar sua conta Samsung ou logar em páginas na web.
  • Reconhecimento de digitais: mesmo com a função avançada acima, um sensor capacitivo integrado permite que você continue desbloqueando o sistema ou utilizando o Samsung Pay com a ponta dos dedos.
  • Reconhecimento facial: para fechar o kit de recursos biométricos, o Galaxy S8 e o S8 Plus vão possibilitar que os usuários substituam PINs ou senhas alfanuméricas por um mecanismo que detecta o seu rosto e reconhece o dono do celular.
  • Pasta segura: fotos, anotações e até mesmo aplicativos mais pessoais podem ser escondidos de bisbilhoteiros graças a um sistema de pastas seguras. Com as novas ferramentas do sistema, esse conteúdo fica protegido mesmo se o aparelho estiver desbloqueado.
  • Samsung Pass: a ideia é deixar as informações tradicionais de login e senha de lado na hora de confirmar a sua identidade em sites. Basta levar essas informações para o Samsung Pass e deixar que esse sistema use seus dados biométricos para fazer seu login online.

Camera (Câmera)

  • Ainda que o texto da Samsung seja bem vago nesse ponto, o entendimento é que a experiência fotográfica com os novos smartphones será ainda mais aprimorada. Deve ser possível, por exemplo, fazer selfies perfeitas graças ao sistema avançado de autofoco do celular ou criar cenas e efeitos com os novos filtros à disposição do usuário.

Muitas ferramentas e opções de cor

Recursos extras

  • Samsung Pay: o sistema de pagamento digital da Samsung continua marcando presença nos novos aparelhos, trazendo mais segurança e praticidade para as transações financeiras.
  • Samsung DeX: de forma semelhante à função Continuum, do Windows 10 Mobile, esse novo serviço da empresa sul-coreana vai permitir que você use o seu celular como um computador. Basta conectá-lo a um monitor ou a uma TV para que o sistema se adapte ao formato grande, dando suporte até ao uso de teclado e mouse para uma melhor experiência.
  • Samsung Connect: conecte-se a outros dispositivos nas proximidades sem qualquer tipo de burocracia. O recurso também permite controlar TVs, eletrodomésticos inteligentes e outros produtos da categoria IoT.
  • Samsung Cloud: como praticamente toda gigante do ramo de tecnologia faz hoje em dia, a Samsung oferece a seus consumidores um sistema de armazenamento na nuvem para guardar fotos, vídeos e outros arquivos de forma segura, com esse conteúdo podendo ser acessado remotamente ou de outros aparelhos.
  • Bluetooth Dual Audio: cansado de ter que passar seu headset para outra pessoa para que ela possa ouvir uma música bacana que você acabou de encontrar? A Samsung resolve esse problema ao permitir que o S8 transmita áudio para dois fones Bluetooth simultaneamente – cada um com seu próprio controle de volume, para uma sessão musical mais confortável.
  • Micro SD: dando continuidade ao trabalho feito na linha Galaxy S7, os novos celulares da marca sul-coreana também vão oferecer expansão do armazenamento do dispositivo com o uso de cartões micro SD.
  • Resistência à água: da mesma forma como na geração anterior, os aguardados top de linha da Samsung vão contar com a certificação IP68 para oferecer uma bela proteção contra poeira e líquidos – o que, na prática, garante a capacidade de o aparelho resistir por cerca de 30 minutos submerso em até 1,5 metro de água.
  • Conexão com a linha Gear: como já era esperado, a família Galaxy S8 vai poder se conectar facilmente aos vestíveis da empresa através do aplicativo Samsung Gear. Funções como atender chamadas, receber mensagens e medir seus dados fitness podem ser gerenciadas facilmente com a dupla.

Prontos para o anúncio

E aí, ficou empolgado com os recursos e as ferramentas disponibilizados pela Samsung nos seus novos smartphones? Se tudo der certo, essa enxurrada de novidades será confirmada hoje durante o Samsung Unpacked, que começa ao meio-dia e vai contar com cobertura completa do TecMundo, tanto pela internet quanto no próprio evento.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.