Google pode unir Chrome e Android para fazer tudo em seu dispositivo

2 min de leitura
Imagem de: Google pode unir Chrome e Android para fazer tudo em seu dispositivo

(Fonte da imagem: Android Police)

Rumores divulgados ontem (6) pelo site estadunidense Android Police indicam que a Google está trabalhando em algumas novidades bastante interessantes para a próxima grande atualização de seu sistema operacional para dispositivos móveis. De acordo com o site, a Gigante das buscas planeja unir o Android, o Chrome e o Google Search em um único produto que foi batizado internamente de Project Hera.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A grosso modo, o Project Hera seria uma build especial do Chromium cuja missão é ligar todos os produtos da Google e aplicativos externos de uma forma bem mais apurada, oferecendo uma experiência inédita de sincronização entre múltiplos apps.

O Android Police explica que isso permitirá que os usuários realizem certas tarefas sem ter que abrir um software específico, controlando tudo através de um “painel” simplificado do Hera. Seria possível, por exemplo, clicar em um botão de confirmação dentro de um email sem ter que efetivamente abrir o app do Gmail, ou visualizar e responder uma mensagem do Hangouts sem ter que entrar no próprio software.

(Fonte da imagem: Android Police)

Integrando apps e gadgets

Podemos então resumir o projeto como uma interface baseada em HTML5 (algo semelhante ao Chrome OS) capaz de realizar tarefas online e se comunicar de maneira fluida tanto com outros serviços da Google quanto com aplicativos de terceiros instalados no seu dispositivo.

Mas não acaba por aí: o Project Hera também devem levar a sincronização de dados entre múltiplos dispositivos a um novo patamar, espelhando em seu dispositivo móvel tudo o que você faz dentro do seu navegador Chrome e vice-versa. Estava vendo um mapa no seu PC? Ao pegar seu smartphone, será possível abrir o mesmo conteúdo pelo Google Maps por intermédio do Hera.

Ainda de acordo com o rumor divulgado, o lançamento do Hera também será responsável por uma mudança geral na visão das janelas multitarefas do sistema operacional: ela sofrerá um redesign e passará a exibir não apenas processos de apps, mas também instâncias do próprio Hera e resultados de pesquisas recentes no Google Search.

(Fonte da imagem: Android Police)

Será que é real?

No entanto, por mais convincente que ele seja, o Project Hera não passa de um rumor. A Google ainda não se pronunciou sobre o assunto e nem deve fazê-lo tão cedo: se o Project Hera for mesmo real, devemos vê-lo em ação somente no Google I/O 2014 (que ocorre entre os dias 25 e 26 de junho, em São Francisco). Será que a companhia realmente pretende entrar na onda do HTML5 para reestruturar seu SO?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.