Rumor aponta que “clandestinos” de Pokémon GO podem ter aparelhos banidos

2 min de leitura
Imagem de: Rumor aponta que “clandestinos” de Pokémon GO podem ter aparelhos banidos

A empolgação em torno de Pokémon GO mostra que a Nintendo tem uma força absurda de mobilizar legiões de fãs ao redor do mundo. Tanto que ninguém quis ficar de fora do novo aplicativo, que foi lançado, num primeiro momento, apenas na Austrália, na Nova Zelândia e no Japão. Muitos manobraram essa restrição e criaram contas do Reino Unido e dos EUA no celular para baixar o aplicativo, mas isso, de acordo com um rumor não confirmado, poderia estar banindo permanentemente o aparelho INTEIRO dos usuários, não somente o app.

Os boatos não apontam se isso estaria acontecendo por uma ação da Nintendo, da The Pokémon Company ou da desenvolvedora Niantic. O fato é que muita gente começou a deletar o jogo após a destilação de tais rumores, por mais que possam parecer absurdos. “Se você baixou o APK para Pokémon GO, delete-o agora. Estão banindo seu dispositivo, e não sua conta, o que é muito pior!”, escreveu um usuário no Twitter, em mensagem replicada mais de mil vezes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As discussões se estenderam a contra-argumentações do tipo “não acredite nisso”; contudo, após o fervor dos rumores, muitos se conformaram em “não correr o risco”. “Se você estiver no Android e conseguiu o APK de Pokémon GO fora da sua região, corre o risco de ser banido. É só um aviso”, alertou outra usuária no microblog.

Twitter bomba com assunto

Se isso é verdade ou não, só o tempo dirá. Mas o fato é que o assunto repercutiu rapidamente no Twitter: ao procurar por “Pokémon GO bans” na rede social, você encontra milhares de discussões a respeito dessa suspeita. As pessoas estão removendo o jogo obtido por meios “sorrateiros”.

No Reddit, site que amplifica discussões desse teor e notório reduto de vazamentos, um usuário reportou uma péssima experiência que já teve com a desenvolvedora de Pokémon GO – e envolveu banimento. “Por favor não baixem a APK ou registrem um ID fake para conseguir [o jogo] mais cedo em sua região. A Niantic [desenvolvedora] costumava banir pessoas por hacking, e seria uma vergonha ver novos treinadores repentinamente começarem a ser banidos. O processo para ser desbanido é longo e tortuoso, não vale a pena”, postou o usuário no referido portal.

Por enquanto, no entanto, convém ressaltar que não há evidências de que alguém tenha sido efetivamente banido. Os rumores giram em torno de um sentimento de precaução, e a recomendação dos usuários que já tiveram prévias experiências com isso é uma: aguardar e não baixar o jogo através de APK.

A Nintendo, a The Pokémon Company e a Niantic foram contatadas a respeito do assunto. Atualizaremos esta notícia conforme necessário. Enquanto isso, opine: você acha que esse banimento pode rolar? Comente na seção destinada aos comentários logo adiante.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.