O que são feeds?

Saiba como fazer o conteúdo ir até você.
  • Visualizações53.656 visualizações
Por Leonardo Müller em 5 de Julho de 2012

A internet hoje é sem dúvida o meio de comunicação mais diversificado de que podemos dispor. Na rede mundial de computadores, é possível encontrar sites especializados em qualquer tipo de conteúdo. Existem portais de notícia gerais e outros extremamente focados. Temos também páginas com assuntos acadêmicos e alguns nem tão úteis assim. Dessa forma, como um internauta vai escolher o que ele deseja consumir?

Para facilitar a sua vida, existem os feeds. Com essas ferramentas, não é preciso correr atrás de determinado site para descobrir quando ele vai atualizar um conteúdo específico. Os feeds fazem isso para você. Eles vão até os endereços que você mais gosta e trazem até a sua Área de trabalho aquele texto, vídeo ou música tão esperado.

O que são feeds?Leia tudo sem procurar nada. (Fonte da imagem: Reprodução/Atualizado)

Como usar os feeds?

Para desfrutar das facilidades da ferramenta, você precisa ter um leitor ou agregador de feeds. São várias as opções e é possível escolher entre aplicativos instalados no PC ou leitores online que rodam diretamente no seu navegador. Algumas das principais alternativas são o Google Reader, NewsBlur e outros widgets que mostram tudo diretamente na sua Área de trabalho.

Com uma dessas opções devidamente configurada no seu computador, você só precisa clicar nos ícones Símbolo RSS (RSS) em qualquer site e se manter atualizado.

O que são feeds?Encontre os ícones do RSS na internet. (Fonte da imagem: Reprodução/Gazeta do Povo)

O que é RSS?

Rich Site Sumary (RSS 1.0) ou Really Simple Syndication (RSS 2.0) são os formatos de distribuição mais utilizados atualmente. No entanto, existem outros protocolos como o Atom, uma espécie de combinação dos modelos citados acima.

A origem da palavra “feed” vem mesmo do inglês e significa “alimentar”. No caso, o internauta que não tem tempo para navegar por vários sites à procura de conteúdo seria “alimentado” com todas as atualizações que ele normalmente buscaria. Dessa forma, o assinante de feeds não precisa ir ao portal para ler determinada postagem, recebendo tudo diretamente no seu leitor de feeds. Ou seja, você deixa de correr atrás do conteúdo e ele passa a seguir você.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!