Banda Larga via satélite

Apesar de ter um alto custo, esta tecnologia pode ser a única solução para algumas regiões
  • Visualizações146.983 visualizações
Por Fabio Jordão em 19 de Fevereiro de 2009

A internet evoluiu com grande velocidade, o que acarretou numa demanda excessiva de usuários e poucas linhas para atender a tantas pessoas. A princípio, nas grandes cidades tudo foi instalado como num piscar de olhos, mas em cidades mais distantes ou em áreas rurais a falta de cabos sempre foi um problema que impedia as pessoas de se conectarem ao mundo.

O satélite chegou para ajudar — aos ricos...

Foi justamente com a falta de cabos em áreas pouco habitadas, que algumas empresas aproveitaram para criar o serviço de internet via satélite. Como este serviço requisita alta tecnologia, tanto na residência das pessoas quanto no espaço, o custo da tecnologia ficou muito elevada e somente quem tem um alto poder aquisitivo aderiu a ideia.

O que é necessário para utilizar internet via satélite?

Assim como qualquer serviço banda larga, a internet via satélite também precisa de algum aparelho na residência do usuário para poder converter o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar. A diferença é que ao utilizar banda larga através de satélite, você necessita de dois modems (ao invés de apenas um) e claro, de uma mini antena parabólica.

Como funciona

A banda larga via satélite funciona de maneira muito semelhante à ADSL comum. No entanto, ao invés dos dados passarem por um caminho muito longo, cheio de cabos, eles são acessados com uma velocidade muito maior visto que o satélite tem uma conexão direta com a antena que o usuário tem em casa.

Veja no infográfico abaixo um modelo básico de como funciona a internet via satélite.

Esquema básico de funcionamento da internet via satélite

1) Você acessa o site do Baixaki.

2) O Modem 2 (o que envia dados) processa sua requisição e manda a informação para a antena de que você deseja acessar o Baixaki.

3) A antena se encarrega de transmitir os dados para o satélite.

4) O satélite recebe sua requisição.

5) O satélite se comunica com uma antena na Terra que irá retornar os dados que você pediu.

6) A antena Base envia os dados do Baixaki de volta para o satélite.

7) O satélite transmite o site do Baixaki para sua antena.

8) O Modem 1 (responsável por receber dados) aceita os dados da antena e transmite para seu PC.

Problemas diversos

A internet via satélite não se popularizou por diversos motivos. Dentre eles está o problema do preço, o qual é exorbitante perto dos serviços de internet comum. Outro grande defeito dessa tecnologia é que qualquer objeto que passe na frente de sua antena, ou até mesmo quando vai chover, você não consegue mais acessar a internet.

Enfim, há vários motivos para não aderir essa tecnologia, visto que agora há até a banda larga através da tecnologia 3G que funciona de maneira semelhante, mas com uma velocidade muito maior.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!