VertiGo: o robô da Disney que é capaz de andar pelas paredes

1 min de leitura
Imagem de: VertiGo: o robô da Disney que é capaz de andar pelas paredes

Há algum tempo, falamos sobre algumas situações em que a evolução dos robôs era algo digno de causar terror em nossos pensamentos a respeito do futuro. Eis que a Disney, a criadora do Mickey e diversas coisas fofinhas que fazem a alegria das crianças, apareceu com o VertiGo: um pequeno robô capaz de andar pelas paredes.

O projeto é obra da colaboração entre a ETH Zurich e a Disney Research, uma divisão da gigante do entretenimento que é especializada em desenvolver novos produtos tecnológicos com base em sua experiência na indústria cinematográfica.

O VertiGo se parece muito com a estrutura de carrinhos de controle remoto, mas conta com duas hélices móveis no topo, que têm a função de gerar pressão aerodinâmica para o robô. Quando ele encosta em uma parede, as "turbinas" viram de forma a pressionar as rodas contra o chão e dar sustentação aos movimentos – o que, segundo a Disney Research, expande a habilidade dos robôs para andar em ambientes urbanos e internos ao escalarem paredes de forma rápida e ágil.

Não há qualquer indício sobre o uso do VertiGo em coisas relacionadas à Disney, mas não há qualquer dúvida de que se trata de um "brinquedo" muito bacana – além da Skynet ganhar um novo aliado para exterminar a raça humana.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.