Droideka, é você? Robô japonês com casca esférica lembra Star Wars [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Droideka, é você? Robô japonês com casca esférica lembra Star Wars [vídeo]

Um grupo de pesquisadores do Chiba Institute of Technology, do Japão, está indiretamente realizando um sonho de fãs de Star Wars. O mais novo robô da empresa se chama QRoSS e é muito parecido com o Droideka, uma das armas da Federação do Comércio, mostrado pela primeira vez em "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma".

Apesar de não ser idêntico ao Droideka em visual, o funcionamento é o mesmo. O robô possui uma casca esférica que permite sair rolando por aí. Quando atinge o destino, "patas" são projetadas para que ele seja capaz de ficar em pé e caminhar.

A estrutura serve não só para movimentar, mas também para proteger o robô contra quedas — afinal, a parte interna é bastante frágil e não aguentaria tantos danos assim. Vai dizer que não é parecido?

O QRoSS pode ser usado por equipes médicas ou de resgate em terrenos instáveis ou de difícil acesso e para levar suprimentos, por exemplo. Atualmente, ele pesa 2,5 kg, mas o objetivo dos pesquisadores é torná-lo mais leve e compacto. Por enquanto, o robô está em fase de protótipo e não tem previsão para sair dos laboratórios.

Você está empolgado pelos próximos capítulos da saga Star Wars? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.