Homem vs. Máquina: quem tem mais habilidade com a espada? [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Homem vs. Máquina: quem tem mais habilidade com a espada? [vídeo]

O duelo Homem vs. Máquina é algo que chama bastante atenção de todo mundo. Afinal muitos pensam – e com razão – que os robôs vão realmente se rebelar e dominar a raça humana em um futuro ainda indefinido, porém não muito distante. O vídeo que abre esta matéria é mais uma prova de que a inteligência artificial e a robótica podem superar o ser humano em qualquer atividade.

O robô industrial Motoman-MH24, criado pela empresa japonesa Yaskawa Eletric Corporation, é colocado para duelar com Isao Machii – mestre espadachim da técnica iaijutsu – em uma série de provas de precisão e velocidade. Antes de ser colocada para teste, a máquina aprendeu os golpes com o próprio adversário e os executou com a mesma perfeição – quando não melhor – que o próprio espadachim que a “ensinou”.

Os movimentos de Machii foram analisados em um software de modelagem 3D e replicados para o braço industrial através de um programa de computador. Porém, ao contrário do mestre espadachim, a máquina não se cansou durante os testes e apresentou uma precisão milimétrica capaz de cortar, inclusive, uma bainha de ervilha na horizontal. Impressionante, não é mesmo?

Homem vs. Máquina: quem tem mais habilidade com a espada?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.