Murata Cheerleader: robô líder de torcida anda sobre uma esfera sem cair

1 min de leitura
Imagem de: Murata Cheerleader: robô líder de torcida anda sobre uma esfera sem cair

A Murata é famosa por seus projetos ambiciosos e peculiares em robótica. Uma de suas iniciativas mais notáveis é o Murata Boy, que consiste em um robô que anda de bicicleta sozinho sem cair e chamou nossa atenção durante a CES 2013.

O mais recente projeto da companhia é o Murata Cheerleaders. Trata-se de um grupo de líderes de torcidas robóticas que se locomovem em cima de esferas metálicas de forma sincronizada. A ideia é que a tecnologia embarcada nesses dispositivos possa servir para reduzir o número de acidentes nas estradas.

Como você pode conferir no vídeo acima, as Murata Cheerleaders são capazes de dançar ao ritmo da música e de interagir uma com as outras de maneira organizada e com movimentos idênticos. A comunicação entre as dançarinas de metal é feita por meio de microfones ultrassônicos e sensores infravermelhos — tecnologia desenvolvida pela companhia em parceria com a Universidade de Kyoto.

Além disso, os comandos que orientam o deslocamento das líderes de torcida são comandados por um algoritmo avançado, o qual informa constantemente a posição de cada robô para os demais. Em conversa com o pessoal do site The Verge, Koichi Yoshikawa contou que por enquanto as Murata Cheerleaders podem apenas seguir rotinas pré-programadas.

Contudo, o executivo da empresa assegurou que já estão trabalhando em um sistema para que os robozinhos possam interagir e serem controlados em tempo real. E é exatamente essa capacidade que os desenvolvedores esperam empregar em sistemas e redes de controle de tráfego com a intenção de diminuir acidentes e, consequentemente, mortes.

“Acreditamos que a comunicação sem fio de dados de sensores pode se tornar uma infraestrutura central para a integração avançada de pessoas e objetos nas sociedades conectadas”, comentou Yuichi Kojima, vice-presidente da Murata por meio de comunicado oficial à imprensa.

É verdade que a iniciativa da japonesa não é única no mundo, companhias gigantes como Ford e General Motors também possuem há algum tempo projetos com a mesma finalidade. Por fim, se você achou as Murata Cheerleaders engraçadinhas e gostaria de ter uma em casa, devemos alertá-lo que não adianta se animar, pois a Murata não pretende comercializar os robozinhos. A ideia é unicamente promover a tecnologia usada em sua construção e as suas potenciais aplicações.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.