Robô amigável capaz de interpretar emoções será vendido em 2015 nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Robô amigável capaz de interpretar emoções será vendido em 2015 nos EUA
Imagem: NBC News

É muito difícil pensar que um ser robótico será algum dia capaz de se relacionar com pessoas, principalmente pelo fato de os sentimentos humanos serem algo muito complexo, longe de nossa total compreensão. Mas, não dá para negar que isso possa ser possível em um futuro próximo.

Pelo menos, é nisso o que bilionário empresário japonês Masayoshi Son acredita. Dono de uma das maiores empresas de telefonia do Japão, a SoftBank, Son pode ser considerado um homem tão visionário quanto o próprio Steve Jobs por prever o iPhone. A sua mais recente aposta no mercado da tecnologia é o Pepper, um robô capaz de conversar com pessoas e ler suas emoções.

Atualmente, Pepper já pode ser testado no Japão em algumas lojas da SoftBank que disponibilizam o robô para que os clientes conheçam a novidade. O produto já possui a previsão de lançamento para fevereiro de 2015 em solo nipônico. O seu preço inicial será de 198 mil ienes (equivalente a 1,9 mil dólares).

Lançamento no ocidente

Em recente anúncio, a empresa informou que também irá disponibilizar o produto para venda nos Estados Unidos no prazo máximo de um ano. O preço do produto no ocidente ainda não foi definido.

Mais sentimental do que racional

Apesar de Pepper não ser o primeiro robô a apresentar uma proposta promissora, ele é o primeiro produto que possui o grande foco na interação com pessoas. Com diversos sensores em seu hardware, o companheiro mecânico possui um sistema para não encostar em seu dono.

Diferente do humanoide ASIMO, da empresa Honda, o robô criado pela SoftBank não pode subir escadas, limitando-se a andar em superfícies planas. Em compensação, esta característica faz com que a autonomia de sua bateria seja de até 12 horas.

Além de reconhecer mais de 1 milhão de palavras, Pepper pode perceber o estado emocional do dono através de sua voz e expressões faciais, adaptando a conversa de acordo com o humor da pessoa.

Inspiração

Son revelou que a principal inspiração utilizada como base para criar Pepper foi o personagem Atom, do desenho Astro Boy. A animação criada por Osamu Tezuka conta a história de um garoto robótico que é adotado por um cientista, que por sua vez o trata como um filho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.