Raptor: novo robô bípede coreano pode correr a 46 km/h [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Raptor: novo robô bípede coreano pode correr a 46 km/h [vídeo]

Pesquisadores e desenvolvedores do Instituto de Ciência e Tecnologia Avançada da Coreia do Sul (KAIST) acabam de mostrar os resultados de alguns testes que estão sendo feitos com o Raptor. Trata-se do mais novo robô bípede produzido pelos laboratórios coreanos, que pode atingir velocidades incríveis e já está sendo comparado com o Cheetah produzido pela Boston Dynamics para a DARPA (Agência de Defesa dos Estados Unidos) — que era quadrúpede.

Como pode ser visto no vídeo publicado pelo KAIST, o Raptor pode chegar às velocidades de 46 km/h, graças às articulações e às peças levíssimas de fibra de carbono, que garantem também bastante mobilidade. Mas é preciso deixar bem claro que essas velocidades ainda dependem de suportes de equilíbrio, pois o Raptor não possui estabilidade suficiente para conseguir correr de maneira autônoma.

Bípede, mas não autônomo

Para chegar aos 46 km/h, o Raptor fica preso a um cabo de aço que mantém as direções de corrida dele sem grandes problemas. Para correr livre de qualquer cabo ou algo externo, os pesquisadores podem também adicionar um “rabo” ao robô. Esta peça é dinâmica e permite mais estabilidade para as corridas, fazendo com que os cabos de aço possam ser deixados de lado ou pelo menos sejam menos necessários.

Neste caso, as corridas são um pouco mais lentas. Nos testes publicados até agora, o robô chegou à velocidade máxima de 13,5 km/h. Vale dizer que ele também consegue ultrapassar pequenos obstáculos, como caixas de 10 centímetros de altura. O KAIST ainda vai trabalhar em novas melhorias para o Raptor, mas vale dizer que ele realmente está impressionando pelos resultados exibidos até o momento.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.