Intel fornecerá modelos para impressão 3D de robô funcional personalizável

2 min de leitura
Imagem de: Intel fornecerá modelos para impressão 3D de robô funcional personalizável

Durante o evento da Code Conference, o CEO da Intel, Brian Kzranich, trouxe um companheiro robô para o palco e anunciou algo bastante interessante: o fato de as pessoas poderem construir seus próprios robôs com o auxílio de impressoras 3D – e, claro, mais alguns componentes externos. Batizado de Jimmy, o robô que foi exibido na Code Conference é capaz de andar, falar, mover os seus braços, dançar e inclusive realizar alguns tweets (como você pode conferir aqui).

O Jimmy é o futuro da Intel em termos robóticos, sendo que suas peças serão disponibilizadas gratuitamente online para que os donos de impressoras 3D o imprimam e criem, junto com dois kits existentes, o seu próprio robô de modo, digamos, caseiro. O primeiro dos kits tem o preço estimado de US$ 1,600, enquanto o segundo, bem mais elaborado, é US$ 16,000. O primeiro kit virá com um Intel Edison, enquanto o segundo terá um processador Core i5.

A Intel prevê que as pessoas possam construir seus robôs e personaliza-los com menos de mil dólares em aproximadamente cinco anos. Sem datas específicas (porém confirmado até o fim do ano), as pessoas poderão realizar o download das peças do robô e utilizar impressoras 3D para imprimir as respectivas partes.

É claro que nem tudo pode ser impresso

O kit em si trará outros componentes essenciais que não podem ser impressos, como as baterias, o processador, o motor, entre outras peças essenciais para o funcionamento do Jimmy – em outras palavras, somente o esqueleto do robô que será impresso. Para ficar por dentro de mais informações sobre o lançamento dos kits, acompanhe o site oficial.

Como o robô em questão possui um código aberto, as pessoas que quiserem personalizar o seu Jimmy como quiserem poderão fazer isso sem problemas – e desenvolvedores poderão criar apps específicos para os robôs. Ideias como traduzir conversas ou cantar junto com as pessoas são algumas dessas possíveis aplicações. O conceito é que o Jimmy possa ser configurado para várias funções, se adaptando ao estilo de seus donos.

Brian David Johson, um dos membros da Intel que esteve presente no evento e apresentou o Jimmy, disse: “É como um smartphone com penas. O seu robô será completamente diferente do meu; você o customizará e programará seu grau de inteligência artificial, não ao ter um PhD em robótica, porém ao realizar o download de apps”, finalizou ele. E você, o que achou desse conceito? Mais detalhes do robô da Intel que pode ser impresso devem ser publicados nas próximas semanas. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.