Conheça RHex, um robô capaz de fazer do parkour uma coisa séria [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Conheça RHex, um robô capaz de fazer do parkour uma coisa séria [vídeo]

O vídeo começa e, logo nos primeiros segundos, a apresentação do personagem mecânico é feita. E um ou outro pode pensar: o que essa geringonça é realmente capaz de fazer? Pois acompanhe os dois minutos e meio de clipe e surpreenda-se: RHex é capaz de caminhar sobre praticamente qualquer terreno. Ele corre, é capaz de mudar de direção enquanto anda e consegue até pular (de costas, inclusive).

O protótipo é um projeto desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia. A intenção é aperfeiçoar as capacidades do robô para que explorações a ambientes de difícil acesso possam ser feitas. Por exemplo: se um prédio desabar, a pequena máquina poderá realizar buscar pelos destroços.

“Pronuncia-se ‘Rex’, como se um cachorro animado fosse visto sobre o chão. RHex é a abreviação de ‘robô hexápode’, nome decorrente das suas seis pernas”, pode-se ler no texto publicado pela universidade.O parkour está sendo ensinado ao robô. (Fonte da imagem: Reprodução/Upenn)

Pernas não articuladas

Também conforme explicam as informações veiculadas pelos pesquisadores, as pernas sem articulações e sem o formato de rodas apresentam vantagens na exploração de terrenos acidentados. Para que as potências de RHex sejam plenamente desenvolvidas, o parkour está sendo ensinado ao robozinho. “A equipe [de desenvolvedores] está mostrando ao robô como manipular seu corpo de forma criativa para contornar todos os tipos de obstáculos”, afirmam os desenvovedores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.