Quem é fã da franquia “Transformers” já deve ter imaginado quanto tempo vai levar até que robôs como os da série possam ser construídos pelo homem. Parece que a pergunta não ficará muito tempo sem resposta, sendo que pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) já criaram um robô extremamente simples que pode mudar sua própria forma.
Nossos vídeos em destaque
O projeto do instituto norte-americano é baseado em um conjunto de pequenos motores, especialmente construídos para o dispositivo, ligados em série. Dessa maneira, é possível fazer com que cada um dos “elos” do robô se movimente independentemente dos demais ou em forma conjunta. Assim, com as instruções corretas, o robô é capaz de representar várias formas.
A ideia central do dispositivo era imitar o que acontece com o código genético, que configura cada um de seus elementos para que uma forma seja adquirida. Os motores do pequeno robô, no entanto, ainda não são fortes o suficiente para levantar mais que o próprio peso, limitando sua mobilidade. Ainda assim, espera-se que, em pouco tempo, esse problema seja resolvido.
)
)
)
)
)
)