DARPA apresenta robô com capacidades atléticas

1 min de leitura
Imagem de: DARPA apresenta robô com capacidades atléticas

A desenvolvedora Boston Dynamics acaba de aparecer com um novo atleta cibernético. Na verdade, trata-se exatamente disso: um atleta. Conforme mostra o vídeo recentemente liberado pela DARPA (agência de defesa e pesquisa estadunidense), o PET-PROTO é capaz de saltar e também de desviar de vários obstáculos (confira acima). O mais impressionante: todas as decisões são autônomas — tomadas pelo próprio robô.

A tecnologia desenvolvida para o PET-PROTO — sucessor direto do autômato PETMAN, do ano passado — será posteriormente utilizada para os próximos desafios robóticos organizados pela DARPA (em 2013 e 2014). Trata-se da plataforma robótica Atlas, que será fornecida pelo órgão para times sem capital suficiente para desenvolver uma tecnologia básica proprietária.

(Fonte da imagem: Divulgação/Virginia Tech)

Entre os competidores que devem aquecer o DARPA’s Robotics Challenge está, por exemplo, o lustroso THOR (Tactical Hazardous Operations Robot), da Virginia Tech (confira acima). A competição tem como objetivo alavancar a produção de interfaces robóticas que possam ser expostas a situações de risco ou degradantes para seres humanos.

Fonte: DARPA (YouTube)

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.