Robô de LEGO usa Samsung Galaxy para resolver cubo mágico

1 min de leitura
Imagem de: Robô de LEGO usa Samsung Galaxy para resolver cubo mágico

Uma equipe de entusiastas da robótica desenvolveu aquele que pode ser o robô especializado em resolver o famoso Cubo Mágico no menor tempo já registrado. Batizada de CubeStormer II, a máquina usa o poder de processamento de um Samsung Galaxy S II, combinado com a plataforma robótica Mindstorms, da LEGO, para produzir o resultado impressionante.

Já são muitas as engenhocas feitas com os blocos de montar com o único propósito de alinhar as cores em um cubo de Rubik, mas essa pode ser a primeira a conseguir realizar essa façanha em um tempo tão curto.

Além disso, o recorde de 5,352 segundos do CubeStormer II inclui o tempo necessário para fazer o reconhecimento das faces, sendo que a maioria dos outros robôs só começam a contar o tempo depois do término desse estágio inicial.

A primeira versão do robô (no vídeo acima) já conseguia resolver o cubo em menos de dez segundos, usando apenas as peças padrões da LEGO. Já a versão II do CubeStormer usa um aplicativo Android especial embarcado no smartphone da Samsung para fazer o reconhecimento de cores e processamento do algoritmo, reduzindo o tempo quase pela metade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.