Robô que faz entregas de pequenos volumes começa a ser testado na Europa

1 min de leitura
Imagem de: Robô que faz entregas de pequenos volumes começa a ser testado na Europa

A Starship Technologies, uma empresa criada por ex-fundadores do famoso mensageiro Skype, apresentaram no final do ano passado um pequeno robô de carga que foi especialmente desenhado para realizar entregas em ambiente urbano. O dispositivo pesa apenas 18 quilogramas e se move à mesma velocidade que uma pessoa caminhando: apenas 7 km/h.

O carro não é poluente, pois funciona com baterias elétricas, e espera-se que seja capaz de fazer entregas em um raio de até 5 km – o que significa que a autonomia total deve estar próxima dos 10 km. O aparelho conta com diversos sensores, auto-falantes para permitir a comunicação, nove câmeras, conexão com a internet e localizador GPS.

A capacidade de carga é um pouco tímida, já que o compartimento suporta apenas caixas e sacolas. De qualquer forma, os criadores esperam que o robô seja direcionado à entrega de pequenas encomendas e comida. Allan Martinson, diretor da Starship Technologies, explica que o dispositivo proporcionará uma experiência diferente para quem recebe o pedido, já que o robozinho poderá ser rastreado pelo cliente através de um aplicativo.

Começo dos testes

Inicialmente, o robô será pilotado à distância com a ajuda de um operador, o que significa que o aparelho não é totalmente independente. Testes preliminares devem começar em breve em alguns países do continente europeu, como Suíça, Alemanha e Reino Unido. Também está nos planos um piloto nos Estados Unidos.

Diferente de drones voadores, máquinas terrestres que se movem lentamente podem ter uma aceitação muito maior por parte do público e das autoridades, já que eles não são barulhentos e, obviamente, não correm o risco de cair em cima da cabeça de ninguém.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.