Conheça um assustador esqueleto artificial com músculos robóticos [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Conheça um assustador esqueleto artificial com músculos robóticos [vídeo]

O assustador esqueleto artificial com músculos robóticos que você pode ver no vídeo acima tem tudo para dominar os seus pesadelos cibernéticos. Criado pelo Suzumori Endo Robotics Laboratory — um instituto de educação e desenvolvimento de Tóquio, no Japão — ele é totalmente baseado em um esqueleto artificial e traz novidades bem interessantes. Estamos falando de músculos compostos por multifilamentos.

Pois é: o corpo robótico possui músculos com vários filamentos para fazer com que seja possível movimentá-lo sem a presença de juntas e motores elétricos. As pernas têm vários destes “músculos” e o número total deles chega perto do que podemos encontrar nos corpos humanos.  E vale dizer que o funcionamento deles também é similar ao visto nos humanos "de verdade".

Os filamentos são responsáveis pela contração e pela expansão das partes comandadas — as pernas, neste caso. Tudo com base em impulsos elétricos, eles podem simular movimentações reais com bastante suavidade. Os padrões de movimento são um padrão de OpenSim, mas ainda não permitem a locomoção autônoma. Por isso, é necessário que o robô utilize um suporte de equilíbrio.

Além de membros inferiores, o robô move outras partes, incluindo os braços e a mandíbula — podendo até mesmo mastigar alguns alimentos. Você ficaria confortável perto dele?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.