Escolas rastreiam estudantes com chips RFID

1 min de leitura
Imagem de: Escolas rastreiam estudantes com chips RFID

Se você é um estudante de uma das escolas de Houston e planeja gazear aula poderá ter sérios problemas. Uma medida polêmica que visa diminuir o número de alunos que faltam às aulas está dividindo opiniões entre os moradores dos distritos de Spring e Santa Fé.

A secretaria de educação da região implantou chips RFID nos cartões dos estudantes. Com isso, por meio da radiofrequência, é possível que a instituição controle, em tempo real, onde cada um dos alunos está.

O órgão governamental alega que a medida é uma maneira de manter os pais mais seguros, dando plena ciência a eles do paradeiro dos alunos durante o período de aulas. Entretanto, algumas entidades defendem que a adoção de soluções como essas viola a liberdade dos estudantes, que passam a viver numa espécie de Big Brother permanente.

A Electronic Frontiers Foundation, instituição que defende a cautela no uso de dispositivos eletrônicos em sociedade, acredita que a medida não é a solução para o problema. “Estão substituindo a vigilância que deveria ser dos pais por um dispositivo eletrônico”, afirmou o grupo em nota.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.